quinta-feira, 21 de maio de 2015

Forcados de S. Manços: meio século a honrar a nobre arte de pegar toiros


Francisco Caldeira Pereira, o popular Xico Pereira, foi o primeiro cabo do Grupo de Forcados Amadores de São Manços, formado no ano de 1965 por um grupo de jovens naturais de S. Manços e que contaram ao tempo com a preciosa ajuda de dois grandes aficionados da terra, José Jacinto Branco (que foi empresário da praça de toiros local e apoderado do cavaleiro João Moura nos seus inícios) e Ilídio Tabuleiros. A partir de 1971 o grupo passa a ser comandado por Joaquim Azeda e ganha então enorme notariedade, actuando não apenas nas principais praças de Portugal, mas também em arenas de Espanha e França. Azeda esteve na chefia do grupo durante dezassete anos, passando em 1988 o testemunho a Joaquim Carvalho durante um festival em S. Manços de homenagem a José Jacinto Branco. Entrou então o grupo numa fase de renovação, voltando o novo cabo a levá-lo aos primeiros postos da forcadagem. Em finais de 2000, Carvalho despede-se e o grupo passa a ser chefiado por Rui Piteira, que o comandou até 2009, passando o testemunho ao actual cabo, Joaquim Branco, neto do saudoso José Jacinto Branco - e que o chefiará na tarde do próximo dia 30 de Maio na corrida de toiros em S. Manços em que o grupo comemorará oficialmente meio século de existência.
Nesta corrida (cartaz ao lado) vão-se fardar os actuais e os antigos elementos que nos últimos anos honraram a jaqueta dos Amadores de S. Manços, que pegarão sózinhos os seis toiros da ganadaria de António Charrua Herds.
O cartel é composto pelos cavaleiros Tito Semedo, Ana Batista, António M. Brito Paes, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Tiago Carreiras.
Antes da corrida será inaugurada uma estátua aos Forcados Amadores de S. Manços.