domingo, 17 de maio de 2015

Grande ambiente em Évora: os pesos dos toiros do 56º Concurso de Ganadarias



O empresário António Manuel Cardoso "Nené" (que esta temporada comemora 34 anos de actividade ininterrupta, sendo por isso mesmo o mais antigo dos empresários taurinos nacionais) espera "uma grande tarde de toiros" e "uma praça cheia" esta tarde em Évora, onde a partir das 18h00 tem início o 56º Concurso de Ganadarias, o mais antigo e de maior prestígio em Portugal.
Os seis toiros que vão disputar os prémios "bravura" e "apresentação" já se encontram nos currais da Arena d'Évora e o empresário acaba de nos informar os respectivos pesos: o toiros de David R. Telles pesa 590 quilos; o de Núncio, 540; o de Murteira Grave, 535; o de Passanha (o mais pesado), 610; o de São Torcato, 505; e o dos Irmãos Carreira (nova ganadaria que pela primeira vez vai a concurso em Évora), 545. O toiro "sobrero" é da ganadaria Passanha e tem o peso de 550 quilos.
Em Évora o ambiente é de enorme expectativa e já se começa a sentir nas imediações da praça, apesar de a corrida só se iniciar ao final da tarde. Actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro e João Moura Jr. e pegam os forcados de Montemor e de Évora.

Foto Hugo Teixeira/diariotaurino.blogspot.pt