segunda-feira, 1 de junho de 2015

Amanhã: reportagem "no coração" do GFA de S. Manços

Antigos e actuais forcados na arena, sábado, na corrida de homenagem a meio
século de história dos Forcados de S. Manços, com praça cheia
Inaugurada antes da corrida a estátua que perpectua os 50 anos de glória
do Grupo de Forcados Amadores de S. Manços
O ganadeiro Gustavo Charrua deu merecida volta à arena no quinto toiro com
Marcos Bastinhas e o forcado Manuel Vieira. Em baixo, o veterano Francisco
Alexandre, de 59 anos, que emocionou tudo e todos com uma pega à segunda
tentativa a fazer lembrar tempos de glória

O "Farpas" vai dedicar amanhã uma grande reportagem com fotos de Emílio de Jesus feita no passado sábado "no coração" do Grupo de Forcados Amadores de São Manços na corrida em que comemorou o seu 50º aniversário.
Numa tarde de grandes toiros de Charrua - com volta à arena, merecidíssima, de Gustavo Charrua no quinto - e duas grandes lides de João Moura Caetano e Marcos Bastinhas, sem desprimor pelas boas actuações de Tito Semedo, de Ana Batista, de Brito Paes (que reapareceu em grande) e de Tiago Carreiras.
A glória maior coube aos Forcados de São Manços, havendo que destacar a enorme pega, ao segundo intento, de Francisco Alexandre (foto ao lado), antigo forcado de 59 anos que demonstrou toda a sua raça e toda a sua técnica, fazendo honrar tempos passados. As restantes pegas foram executadas por Nuno Leão (à primeira), Nuno Pitéu (também já retirado e que concretizou emocionantemente ao primeiro intento), João Fortunato (à primeira e a emendar o cabo Joaquim Branco, que se lesionou num ombro e foi a única nota negativa de uma tarde triunfal para o grupo), Manuel Vieira (à primeira) e Pedro Fonseca (à segunda e depois de brindar a José Conceição, antigo forcado, vítima de grave lesão sofrida naquela mesma arena).
Antes da corrida foi inaugurada a estátua que perpectua os 50 anos dos Amadores de S. Manços e na praça foi descerrada no páteo de quadrilhas uma placa de homenagem a José Joaquim Branco, o grande impulsionador da formação do grupo e da construção da praça, que tem já 31 anos de existência.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com