segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mais toiros que toureiros no sábado em Coruche

A corrida de sábado em Coruche foi muito bem dirigida por Rogério Jóia e marcou
o regresso às lides do cornetim José Henriques
O cavaleiro Manuel André Jorge, homenageado pelo 50º aniversário da sua
alternativa, com o cronista João Cortesão
O maioral da ganadaria Veiga Teixeira (prémio "bravura") e Manuel Ribeiro Telles,
representante da ganadaria Vale Sorraia (prémio "apresentação"), à esquerda na
foto, vencedores do Concurso de Ganadarias do Sorraia
Francisco Palha, na foto ladeado por Vasco Taborda e Filipe Gonçalves, foi o mais
destacado dos seis cavaleiros da nova vaga que constituam o elenco da corrida
que sábado se celebrou na Monumental de Coruche
 
Manuel André Jorge homenageado pelos seus 50 anos de alternativa, recebida
naquela mesma praça das mãos de Pedro Louceiro


Houve mais toiros que toureiros na corrida que sábado se celebrou na Monumental de Coruche e onde o mais destacado dos seis jovens cavaleiros que compunham o cartel foi Francisco Palha, na sua primeira actuação deste ano em arenas portuguesas. Participações mais discretas dos cavaleiros Manuel Telles Bastos (que, segundo o site "naturales", "andou asseado mas discreto a mais, quando comparado com o que vimos dele no Campo Pequeno", apesar de ter cravado o primeiro comprido em arrojada sorte de gaiola), Marcelo Mendes, Tomás Pinto, Salgueiro da Costa e Luis Rouxinol Júnior e boas pegas dos Amadores do Ribatejo (Pedro Coelho e André Martins à primeira; e o cabo Pedro Espinheira à terceira) e dos Amadores de Coruche (Paulo Oliveira e António Tomás ao primeiro intento; e José Marques à segunda).
Pese embora o grande esforço e empenho da empresa "Tauroleve", a corrida teve escassa presença do público e o Concurso de Ganadarias do Sorraia foi ganho pelos toiros de Veiga Teixeira (bravura) e Vale Sorraia (apresentação). Lidaram-se ainda toiros de excelente trapio das ganadarias Lopes Branco, António Silva, Cunhal Patrício e David R. Telles.
Prestou-se merecida homenagem ao antigo cavaleiro de Nave-de-Haver Manuel André Jorge (foto ao lado), que há 50 anos recebeu a sua alternativa nesta mesma praça, concedida pelo saudoso Pedro Louceiro.
A corrida foi muito bem dirigida por Rogério Jóia e ficou ainda marcada pela reaparição do afamado cornetim José Henriques, depois do problema de saúde que sofreu em finais do ano passado e o vinha impedindo de actuar.

Fotos Maria João Mil-Homens