sexta-feira, 5 de junho de 2015

Única no mundo: Charanga da GNR brilhou a abrir a corrida do Campo Pequeno



Meia-hora antes do início da corrida e já com bastante público nas bancadas (que depois viriam a registar uma enchente, a terceira deste ano em Lisboa), exibiu-se ontem na arena do Campo Pequeno a Charanga da Guarda Nacional Republicana, a única no mundo a executar nos três andamentos do cavalo - passo, trote e galope - marchas militares e trechos de música ligeira.
Criada em 1942, a Charanga da GNR teve o seu primeiro momento alto no ano de 1957, aquando da visita a Portugal de Sua Majestade, a Rainha Isabel II de Inglaterra.
Actualmente, integra a Unidade de Segurança e Honras de Estado e está sedeada no 3º Esquadrão em Braço de Prata, de cuja fileira são escolhidos os cavalos mais dóceis para as suas exibições - e que ontem vimos no Campo Pequeno.
Utiliza instrumentos de sopro (cornetins, trompetes, fliscornes, bombardinos e contra-baixos) e de percussão (tímpanos) e é na actualidade constituída por 25 elementos que, além de serem bons instrumentistas, são forçosamente bons cavaleiros.

Fotos Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens