terça-feira, 1 de setembro de 2015

Corrida das Vindimas de Almeirim apresentada na 5ª feira na praça do Campo Pequeno

Dois dos imponentes toiros da histórica ganadaria Vinhas para a Corrida das
Vindimas
que no próximo dia 12 se realiza em Almeirim



O empresário Paulo Pessoa de Carvalho fará na próxima quinta-feira, 3 de Setembro, às 18h30, na praça de toiros do Campo Pequeno - por especial amabilidade e colaboração da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno - a apresentação oficial da Corrida das Vindimas, de Homenagem Nacional ao Dr. Fernando Salgueiro (foto da direita) que se realiza no dia 12 deste mês na Monumental de Almeirim. O acto decorrerá no torreão norte da praça de toiros de Lisboa, horas antes da realização do mano-a-mano Moura/Telles.
Paulo Pessoa de Carvalho considera que a corrida de Almeirim vai ser "um marco nesta temporada de 2015" e orgulha-se de nela poder prestar Homenagem Nacional ao Dr. Fernando Salgueiro, "um dos grandes Homens da Tauromaquia e da Equitação em Portugal". O regresso da tradicional Corrida das Vindimas, que nasceu precisamente há largas décadas na praça de toiros de Almeirim, será ainda comemorativa, também, do 30º aniversário do jornal "O Ribatejo" e conta, como já foi tornado público, com o especial apoio da Tertúlia Tauromáquica de Angola.
A Comissão de Honra da Homenagem Nacional ao Dr. Fernando Salgueiro é composta por seu filho, Fernando de Andrade Salgueiro, por D. Francisco de Mascarenhas, D. José de Athayde, David Ribeiro Telles, José Maldonado Cortes, Pedro Ribeiro (presidente da Câmara de Almeirim), Mário Rebelo (provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém), Francisco Lobo de Vasconcellos (presidente da AG da Misericórdia de Almeirim), Manuel Andrade Guerra, João Lopes Aleixo, Miguel Alvarenga, Grupo Tauromáquico "Sector 1" e Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I.
O cartel da Corrida das Vindimas (cartaz ao lado) é formado pelos cavaleiros João Moura Júnior, Mateus Prieto e João Salgueiro da Costa e pelos grupos de forcados de Montemor e do Aposento da Chamusca, lidando-se um imponente curro de toiros da prestigiada ganadaria Vinhas.

Fotos Francisco Romeiras/cortesia "Toiros & Cultura" e Henrique de Carvalho Dias