sábado, 5 de setembro de 2015

Noite estável nos Cuidados Intensivos: médicos acreditam que Bastinhas recuperará a cem por cento


Joaquim Bastinhas passou a noite na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Portalegre, onde ontem ao início da tarde foi sujeito a melindrosa intervenção cirúrgica por fractura da bacia, de uma perna e de um pé - e o seu estado é "estável".
Ainda hoje, o director clínico daquela unidade hospitalar deverá avançar com um boletim médico para dar conta do estado do popular cavaleiro, mas fontes do Hospital de Portalegre garantiram esta manhã ao "Farpas" que Bastinhas passou a noite bem e sem complicações pós-operatórias. O toureiro deverá permanecer ainda mais algumas horas nos Cuidados Intensivos.
Joaquim Bastinhas já não voltará a tourear esta temporada, mas os médicos estão optimistas quanto ao futuro e não está em risco a continuidade da sua actividade artística nas próximas temporadas, devendo regressar em força no ano que vem e ficar recuperado a cem por cento.
Atropelado por uma máquina agrícola na sua herdade em Elvas, o cavaleiro foi ontem inicialmente socorrido no Hospital de Santa Luzia, para onde foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Elvas e posteriormente transferido para o Hospital Distrital de Portalegre, onde foi operado.
Joaquim Bastinhas estava distraído com o telemóvel quando o empregado que conduzia o veículo fez marcha atrás e não deu por ele, atropelando-o. Helena Nabeiro Tenório, Mulher do cavaleiro, e seu Pai, o Comendador Rui Azinhais Nabeiro, permaneceram toda a tarde no Hospital de Portalegre, bem como outros famiiares e amigos de Bastinhas, enquanto decorria a intervenção cirúrgica.
Além das complicadas fracturas ósseas - cuja recuperação será "demorada" - Joaquim Bastinhas sofreu também rotura da bexiga e outras lesões no corpo, prevendo-se que permaneça por isso ainda algum tempo hospitalizado.
Daqui lhe endereçamos votos de bom restabelecimento - e que volte depressa!

Foto Maria João Mil-Homens