sábado, 5 de setembro de 2015

Estremoz: o Dia Cortes!

Praça de Estremoz recebe hoje, finalmente, o toureiro da terra. Francisco
Cortes celebra esta tarde 20 anos de alternativa actuando ao lado de dois
Mestres, João Moura e António Telles

Miguel Alvarenga - Mal de nós quando não apoiamos e não glorificamos o que é nosso e o que faz parte da nossa História, da nossa Cultura e da nossa Tradição. Por obra e (des)graça de um conflito sem sentido, a praça de toiros Estremoz e quem ali manda viraram durante alguns anos as costas ao cavaleiro da terra, Francisco Maldonado Cortes, toureiro de dinastia, filho do emblemático cavaleiro José Maldonado Cortes, que levou aos quatro cantos do mundo o nome da sua cidade e a bandeira do seu Portugal.
Felizmente e em bom tempo, a contenda foi ultrapassada. E foi ultrapassada depois da louvável acção de alguns amigos que se prestaram a fazer a ponte entre a Família Cortes e presidente da Câmara de Estremoz, Luis Mourinha, por forma a que Francisco se apresentasse finalmente na sua praça e ali comemorasse, como se impunha e ele merecia, os seus 20 anos de alternativa - o que acontecerá esta tarde.
Francisco Cortes vai hoje finalmente tourear na praça da sua cidade, quando baterem as cinco e meia da tarde, festejando duas décadas nas arenas num cartel que todos esperavam e onde vai estar acompanhado por duas das mais destacadas Figuras do nosso toureio a cavalo, João Moura e António Ribeiro Telles e pelos grupos de forcados de Santarém e de Alcochete. Lidam-se toiros de distintas ganadarias, em concurso.
Hoje em Estremoz, celebra-se o Dia Cortes. A praça promete - e tem que - encher. Vamos prestar tributo ao cavaleiro da terra. E, ao mesmo tempo, homenagear Mestre José Cortes pelos seus 50 anos de alternativa. Uma dinastia histórica. E um dia para a História.
Força, Francisco! Toda a sorte do mundo para esta tarde!

Foto Armando Alves/forcadilhasetoiros.com