quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Solange repõe a "verdade" que não há que repor


Solange Pinto (na foto, com João Cortesão e Miguel Alvarenga numa recordada Corrida "Farpas" na praça de toiros da Figueira da Foz), cronista responsável pelo site "touro e ouro", endereçou ao director do "Farpas" o escrito que a seguir se publica na íntegra e onde pretensamente pretende "repôr e verdade" àcerca de uma notícia que aqui publicámos na última sexta-feira e onde se dava conta do facto (ocorrido, verdadeiro e presenciado por toda uma plateia de abonados e repórteres) de o seu site ter passado pela vergonha e pela humilhação de ser publicamente desmentido pelo director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento, na conferência de imprensa realizada quinta-feira passada na praça de toiros.


Miguel, obviamente e se me conhece, sabe que reagiria ao seu escrito intitulado de 'Site touro e ouro desmentido ontem publicamente por Rui Bento".
Não lhe exijo direito de resposta, porque o seu blogue não se rege pelas leis da imprensa, ainda assim, deixo ao seu critério a publicação do que lhe envio. Apenas lamento... tudo isto!
Miguel, como deve calcular, não me agrada o facto de ter de lhe escrever, sobretudo porque estou consciente, de que ao fazê-lo, alimentarei e darei continuidade a mais uma das suas criações novelísticas... no entanto e unicamente pela necessária reposição da verdade, "dou" o mote a mais um episódio tão próprio do pré-defeso e do intuito de fazer omeletes sem ovos, ou seja, notícias sem conteúdo e sem verdade...
Assim, e contextualizando, o seu "post" (permita-me que designe assim, por se tratar de uma publicação num blog pessoal), intitulado por "Site touro e ouro desmentido ontem publicamente por Rui Bento no Campo Pequeno", publicado no passado dia 30, às 18h14, é não mais que uma frustrada tentativa de manipulação da verdade dos factos, deixando por demais clara, a sua vontade de me/nos desagradar e em simultâneo, de agradar a "alguém"... Passemos aos factos...
Fruto de afazeres profissionais, cheguei ao Campo Pequeno com cerca de quinze minutos de atraso face à hora marcada para a apresentação do 'Campo Pequeno TV'. Com a "conferência" já em decurso, entendemos por bem não entrar na sala, de forma a não incomodar o orador, no caso, Rui Bento.
Mantivemo-nos pela entrada e garanto-lhe, com vista e audição privilegiadas do discurso e da mesa de oradores. Tanto assim foi, que a própria Administradora de Insolvência, a Dra. Paula Mattamouros Resende, assistiu à apresentação do 'Campo Pequeno TV', exactamente do mesmo sítio que nós...
O episódio que pretendeu colocar em evidência e que sim, visou o TouroeOuro.com, não teve a dimensão que lhe deu e a se a teve, apenas nos congratulamos pelo facto de as nossas notícias não passarem em claro e de terem uma "importância" mais que evidente... Afinal de contas, se o Gestor de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, sentiu a necessidade de evocar o conteúdo da notícia do TouroeOuro.com, é porque...
Perceba Miguel, que a pouca visibilidade que insiste em "indexar" ao TouroeOuro.com, é uma teoria que cai por terra... O Campo Pequeno mais não fez que dar dimensão ao site que represento e mais, até o Miguel o fez, ainda que julgando estar a fazer o contrário.
Voltando à reposição dos factos, é importante que se esclareça, que o TouroeOuro em momento nenhum disse que os abonados estariam na reunião para mostrar o descontentamento face à segunda metade da temporada. O que sim o TouroeOuro disse, foi que o fizeram durante a época e que esse foi o motivo da "convocatória"... Sei que entende a diferença... Ainda que o Campo Pequeno não a tenha entendido.
O número de abonados, presente na sala, não foi assim tão abastado, se em conta tivermos que estava mesclado com a imprensa e alguns acompanhantes de alguns elementos da mesma. Por ali estariam uns 10% dos abonados?!
Mais informo, que não fiz qualquer artigo sobre o "Balanço de Temporada" porque a isso não fui "chamada" e como disse, cheguei atrasada, tendo a sensação que perdi alguma parte da história, como inventar não é a nossa forma de estar, preferi não fazê-lo!
Durante o beberete, período em que insinua que nos afastámos, não estivemos assim tão longe e foram alguns os presentes que nos cumprimentaram... Imagine-se, até o próprio Rui Bento. O Miguel, tão atendo aos nossos passos, perdeu esta parte ou não se encaixava no argumento da sua ficção?
Como vê, fantasiar nem sempre é a melhor solução e o desejo de que certas histórias tomem rumos negros, nem sempre acontece como nos filmes...
Para terminar, digo-lhe apenas, que posso sair do Campo Pequeno ou de outro qualquer lado sem deixar rasto... Privilégios, infelizmente não ao alcance de todos!

Cumprimentos,
Solange Pinto

A minha resposta/reposição da verdade

Caríssima Solange,
Antes de mais, deixe-me explicar-lhe que o "Farpas", ao contrário do que insinua, se rege pelas mais elementares leis da Imprensa e por isso, como, aliás, sabe, não era necessário fazer referência ao mais que justo "direito de resposta" para que eu publicasse este seu escrito. Depois e pela confusão que lhe faz "um ser blog e outros serem site", devo confessar que continuo a entender muito pouco ou nada de computadores (e a odiá-los eternamente, sempre cheio de saudades da minha querida máquina de escrever) e no dia em que alguém me conseguir transformar o "Farpas" em site, sem perder esta formato tão simples de ser lido (sem ter que se clicar num título para ler uma notícia e depois clicar numa foto, noutra e noutra para as ir vendo uma a uma...), serei o primeiro a agradecer e a fazer disto um site, em vez de um blog. Para mim é exactamente o mesmo e o que importa é que o leiam, independentemente de se designar assim ou assado. E, como sabe, o "Farpas" continua a ser o Nº 1. É um facto incontestado e contra factos, nunca houve argumentos. Adiante.
Quanto à pretensa reposição da verdade dos factos, apesar do que escreveu - e tive o maior dos gostos em aqui publicar - infelizmente não há absolutamente nada a repôr. O que se passou na conferência de imprensa do Campo Pequeno foi exacta e claramente o que aqui se escreveu: o seu site e a sua notícia foram pura e simplesmente desmentidos em público pelo director de Actividades Tauromáquicas, Rui Bento. Toda a gente ouviu. E por isso não tenho absolutamente mais nada a dizer. Nem a escrever.
Não se trata, como bem sabe, de uma criação novelística, nem nada que se lhe assemelhe. Trata-se, apenas e só, de um episódio que ocorreu e a que todos os presentes assistiram. Pode ter sido desagradável e foi, mas aconteceu. O seu site passou pela vergonha e pela humilhação de ser desmentido em público pelo director do Campo Pequeno. Mais nada.
Quanto à não publicação do balanço da temporada que ali foi feto por Rui Bento, por amor da Santa, Solange, não me venha querer convencer que não o fez por ter chegado atrasada e não ter assistido... No dia seguinte, o Dr. Paulo Pereira enviou a todos textos e fotos dos dois actos ali ocorridos, o balanço e a apresentação do canal "Campo Pequeno TV". Se o seu site o ignorou, foi apenas e só porque o quis ignorar - por mais nada. Não teve importância, em termos jornallísticos (sabe o que isso é ou quer que lhe ensine?), o balanço da temporada feito pelo responsável taurino da primeira praça do país? Um jornalista não precisa de estar presente no local dos factos para o poder noticiar. Mas isso é, repito, um jornalista. Coisa que você não é, Solange, e pelos vistos nunca será, pese embora ter pretensões em sê-lo.
Lamento, Solange, que tenha aprendido tão pouco, ou quase nada, nos tempos em que trabalhou a meu lado e em que, como recordava num artigo que escreveu no "Farpas" em 2011, me elogiava como "o único grande jornalista nesta área". Lembra-se?
Realmente, perdi tempo quando acreditei que você podia ser "a Vera Lagoa da crítica taurina". Mas as pessoas erram. Eu errei. Mas, ao contrário de si, eu reconheço os meus erros. E peço perdão por os ter cometido. Desculpem-me, caros leitores e aficionados, por alguma vez ter acreditado num futuro brilhante para a Solange Pinto.

Cumprimentos,
Miguel Alvarenga

Foto D.R.