quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Andrade Guerra evoca 40º aniversário jornalístico de Miguel Alvarenga

Miguel Alvarenga: 40 anos de percurso
... e a acelerar!


Manuel Andrade Guerra

Parece impossível, mas a Vida é mesmo assim, pelo que hoje, 10 de Fevereiro, se completam 40 anos desde que, nos tempos do pós-revolução de Abril, o puto Alvarenga começou a andar pelos jornais, animado pela sua paixão pela Escrita, inconformado com as injustiças do PREC e movido por um entusiasmo adolescente... que, graças a Deus, ainda não perdeu.
Depois da estreia, exactamente neste dia, em 1976, na fundação de "O Diabo" com Vera Lagoa, seria o radical e sabedor Manuel Múrias quem o acolheu, na "Rua", uma publicação contra-corrente onde ainda se albergavam as convicções do Estado Novo, que entretanto envelhecera até morrer por falta de cuidados da parte dos seus próprios defensores... Mas isso pouco importava ao pequeno Alvarenga, totalmente entregue ao projecto de construir uma carreira. E conseguiu-o!
Conseguiu-o com enorme mérito, porque atravessou quatro décadas com altos e baixos e nunca, mesmo Nunca!, desistiu dos seus sonhos ou permitiu que as adversidades - que não foram poucas - o impedissem de avançar, avançar sempre, com a determinação de um lutador, que enchia de orgulho o seu saudoso Pai, o Comandante Alvarenga. Se dele herdou a coragem e uma força inquebrantável, foi também ele que lhe transmitiu os genes de uma "afición" desmedida pela Festa dos Toiros, acarinhada primeiramente pela sapiência e a visão do também saudoso Manuel dos Santos, que hoje se sentirá certamente orgulhoso de ter "lançado à arena" aquele miúdo cheio de ilusões que viria a converter-se em "fenómeno".
Momentos altos do seu já longo percurso profissional viveu-os Miguel sob a enérgica, mas afectuosa, orientação da minha saudosa Amiga, Vera Lagoa, que tal como eu (comentou-me ao tempo) nutria grande apreço pela escrita escorreita e a impetuosidade do jovem jornalista. Que alcançou elevados níveis de venda quando se converteu em responsável pelo semanário "O Crime", que pertenceu ao Grupo do "Diabo" e esteve quase a pertencer ao Grupo "Correio da Manhã", por proposta do próprio Miguel. O saudoso Vítor Direito, outro Amigo inesquecível, encarregou-me das negociações, que rapidamente levei a bom porto... até ao último momento, em que o Miguel nos colocou uma condição inaceitável - ele fazia questão de que todos os colaboradores do jornal (16 no total) continuassem a trabalhar no novo Grupo, mas nós (que já possuíamos todas as infraestruturas) não tínhamos necessidade de mais de 4. Esta questão levou o Miguel a não concretizar a mudança, naquela que foi certamente uma decisão altamente prejudicial para a sua carreira (tinha garantido o lugar de Director e um ordenado elevado), mas foi também uma posição altamente reveladora do carácter de Miguel Alvarenga - nunca o esqueci.
A sua carreira prosseguiu em outros semanários, como o "Título" e o "Farpas", até atingir o ponto mais alto com a versão digital deste último, pois o "Farpas Blogue" constitui hoje, quer se goste ou não, o mais importante veículo de Informação tauromáquica, no qual o Miguel aprofunda diariamente as qualidades antes reveladas, tendo-se criteriosamente afastado de uma parcela mais controversa da antiga linha editorial - que eu sempre lhe critiquei com frontal Amizade - ganhando em seriedade e demonstrando àqueles que o menosprezavam toda a sua capacidade de comunicador.
Fá-lo hoje, aos 57 de idade, com o mesmo dinamismo que o caracterizava aos 17 e há-de caracterizar por muitos anos e bons. A próxima meta são os 14 milhões de visitas ao Blog, uma cifra incrível e iminente e, daqui a dez anos, Meio Século de atividade, que atingirá sem alterar a postura de sempre mas certamente mais experiente e eficaz. Nessa altura, muito provavelmente, já não estarei por cá, todavia hoje - à distância de 10 mil quilómetros, em casa de meu Filho no Brasil - levanto-me respeitosamente para gritar: Parabens, Miguel!, Felicidades, Querido Amigo!

Fotos Emílio de Jesus e Marques Valentim