segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Sábado na Ericeira: blog "Aficionados de Portugal" galardoou Triunfadores da Temporada 2015

João Moura Caetano, proclamado triunfador da Temporada 2015, recebeu o troféu
das mãos do seu colaborador e amigo Sérgio Batista, aqui no uso da palavra, na
presença dos promotores e apresentadores da Gala "Aficionados de Portugal",
Maria João Mil-Homens, José Luis Figueiredo e Maria Domingos
Miguel e Ana de Alvarenga com Maria João Mil-Homens
Foto final reuniu os galardoados e também as figuras que lhes fizeram a entrega
dos respectivos troféus
Rui Casqueiro, presidente da Tertúlia "Festa Brava", quando usava da palavra
no momento de entregar o troféu "Imprensa" a Miguel Alvarenga (quinta distinção
que este ano premiou o jornalista e o "Farpas Blogue")
Uma das mais animadas mesas, onde se sentaram os membros da equipa
Salvador (Rui Salvador, seus filhos Bernardo e Francisca, o apoderado Carlos
Amorim e o bandarilheiro Adriano Marques e sua Mulher), Pedro Maria Gomes e
sua noiva, Déni Ferreira Carneiro e Miguel e Ana de Alvarenga
Dita Moura Caetano e Paulo Caetano
Maria João e Mário Mil-Homens (à direita) com Rui Prego e sua Mulher, Margarida
(à esquerda, na foto)
Miguel Alvarenga à conversa com João Caetano e Amílcar Valentim
O restaurante-marisqueira "Dom Carlos", na Ericeira, foi o palco escolhido para
a entrega dos troféus do blog "Aficionados de Portugal", este sábado


O blog "Aficionados de Portugal", de Rui Almeida e Maria João Mil-Homens, fez no sábado a entrega dos seus troféus aos triunfadores da última temporada. O acto decorreu durante um jantar no restaurante-marisqueira "Dom Carlos", na Ericeira (Mafra) e foi abrilhantado com intervenções das sevilhanas do grupo "Salero & Alma", na presença da maioria dos galardoados e de muitos aficionados que se quiseram associar a esta última grande festa de consagração dos que mais se destacaram no último ano nas nossas arenas.
A atribuição destes troféus e a realização deste jantar não estavam programados este ano e o evento nem contou com a presença do fundador do blog, Rui Almeida. A festa foi por diante por iniciativa de Maria João Mil-Homens e José Luis Figueiredo (responsáveis pelo site "porta dos sustos" e também colaboradores deste blog "Aficionados de Portugal") com o apoio de muitos que lhes manifestaram a sua solidariedade depois das grandes polémicas que envolveram há um mês uma outra entrega de prémios do site "porta dos sustos" - e os premiados, com algumas excepções e outras (propositadas) omissões, foram praticamente os mesmos da gala anterior. Tratou-se, afinal, de um grito de afirmação de Maria João Mil-Homens e José Luis Figueiredo (que voltaram a ser os apresentadores da noite) e de uma resposta aos que contestaram, de uma ou de outra forma, as atribuições da festa anterior e a nomeação dos triunfadores.
"Foram os que escolhemos, vi mais de 70 corridas na última temporada e a escolha está feita e foi esta, gostem ou não gostem", frisou Maria João Mil-Homens, que ao longo da noite e muito particularmente no momento em que chamou ao palco Marco Gomes para receber mais um prémio como "melhor director de corrida", fez referência à anterior polémica dos troféus do seu site "porta dos sustos".
Dos 15 premiados, só três não marcaram presença: o ganadeiro Dr. Joaquim Grave (que foi distinguido com mais um merecido troféu pelos marcantes triunfos em Portugal e Espanha da ganadaria Murteira Grave em 2015), que não pôde estar devido a compromissos inadiáveis, mas enviou uma simpática missiva que foi lida por Maria João; o bandarilheiro Pedro Gonçalves, distinguido com o prémio "Carreira" e que se encontrava já em Castellón (Espanha), onde toureava no domingo, tendo o troféu sido entregue a sua Mulher, Ana Paula Fernandes, líder do grupo de sevilhanas "Salero & Alma"; e o matador Manuel Dias Gomes, que se encontra em Espanha, tendo-se feito representar por ser irmão, Pedro Maria Gomes, cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, que recebeu o galardão.
Os restantes galardoados foram os cavaleiros João Moura Caetano (triunfador da temporada), o cavaleiro praticante Luis Rouxinol Júnior, o amador Joaquim Brito Paes, o também cavaleiro amador Bernardo Salvador (troféu "Valor e Incentivo") e Marcelo Mendes (que recebeu uma Menção Honrosa pelos seus cinco anos de alternativa), os forcados Carlos Silva (do GFA de Vila Franca), Marcelo Loia (cabo do GFA do ABV de Alcochete) e António José Cardoso (do GFA de Alcochete, distinguido como revelação da temporada), o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, o director de corrida Marco Gomes, o apoderado José Carlos Amorim e Miguel Alvarenga, distinguido com o troféu "Imprensa" pelos seus 40 anos de Jornalismo e também pelo trabalho desenvolvido a
o longo do último ano no "Farpas Blogue".
Por intermédio de sua Mulher que, como atrás referimos, o representou, o bandarilheiro Pedro Gonçalves fez questão de dedicar o seu troféu a Miguel Alvarenga pela comemoração do 40º aniversário do seu arranque como jornalista profissional no semanário "O Diabo". E também o cavaleiro João Moura Caetano, galardoado como triunfador da Temporada 2015, dedicou esta honrosa distinção a sua Família, sua namorada, ao veterano dos apoderados José Carlos Amorim e igualmente a Miguel Alvarenga.
Várias e destacadas figuras do meio taurino nacional foram chamadas ao palco para entregar os prémios aos galardoados, entre as quais o Dr. Luis Capucha, o Maestro Paulo Caetano, o antigo forcado António José Pinto, Pedro Espinheira (cabo do GFA do Ribatejo) e Rui Casqueiro (presidente da Tertúlia "Festa Brava"), que foi quem entregou o galardão ao director do "Farpas".
Houve ainda, a abrir a sessão, uma homenagem-surpresa a João Rei, um dos mais antigos e dos mais completos forcados dos Amadores de Alcochete e prestou-se ainda uma sentida homenagem à memória do ganadeiro Fernando Palha, recentemente falecido, lembrado por todos os presentes com uma calorosa e prolongada ovação de pé.

Amanhã, não perca: todas as fotos desta grande festa.

Fotos Victor Vieira/www.portadossustos.com