segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Morreu o padre Alcobia, organizador das garraiadas do Liceu Gil Vicente



Maurício do Vale (foto ao lado) homenageou este sábado, na sua coluna semanal de Tauromaquia no jornal "Correio da Manhã", o padre José Alcobia, recentemente falecido e que foi, em tempos idos, organizador de seis edições da sempre recordada e histórica Garraiada do Liceu Gil Vicente, onde eram os seus primeiros passos algumas das maiores figuras do toureio nacional. Em cima, um cartaz de uma dessas inolvidáveis garraiadas no Campo Pequeno. Com a devida vénia, reproduzimos a seguir a referida crónica, onde se lembram também muitos outros sacerdotes que se distinguiram pela sua aficion, sem complexos, à Festa Brava.

Padre Alcobia e não só


Muitos padres assumiram-se como aficionados! 
Recordo alguns: o espanhol Ramon Cué foi poeta e declamador, também em Portugal.
Teodoro Marques da Silva, da paróquia de São João de Deus e Sé Patriarcal, em Lisboa, foi capelão da Praça do Campo Pequeno, intervindo na RTP e até organizou festas de campo com o matador e empresário Manuel dos Santos.
Fernando Belo, da Igreja da Moita, espectador atento e entusiástico defensor (em tribunal) de Mário Coelho e da sua estocada na praça da terra.
Vítor Melícias, assíduo nas barreiras, é o actual capelão da arena lisboeta.
José Alcobia, falecido há dias, foi padre no Liceu Gil Vicente e organizou seis garraiadas, com estreias no Campo Pequeno de nomes como José João Zoio, João Moura, Rui Salvador, Luís Rouxinol e Vítor Mendes!
Benditos sejam!

Maurício Vale

Fotos D.R. e "Correio da Manhã"