terça-feira, 26 de abril de 2016

Um hino à tauromaquia ontem em Alter do Chão!

João Moura Júnior e Bruno Palmeiro (Amadores de Montemor) ganharam ontem
em Alter os troféus para a melhor lide e melhor pega
Caetano e os Mouras esgotaram ontem a praça de Alter do Chão. Afinal, senhores
empresários, não era assim tão difícil encontrar a fórmula de voltar a encher as
praças. O novo Trio da Apoteose promete animar esta temporada!
Moura Caetano bordou o toureio em duas actuações distintas
João Moura Júnior em grande nível, venceu o troféu para a melhor lide frente
a um toiro de bandeira (segundo da tarde) da ganadaria de Dª Maria Guiomar
Cortes de Moura
Garra e emoção em duas belíssimas lides de Miguel Moura


Mais logo, não perca aqui no "Farpas" uma completa reportagem da magnífica corrida efectuada ontem com lotação esgotada na praça alentejana de Alter do Chão - leia a análise detalhada de Miguel Alvarenga à tarde que foi um verdadeiro hino à tauromaquia e veja todas as fotos do jovem repórter José Diogo Faia (à direita, na foto ao lado, com o seu antigo professor Carlos Papafina, o director do magazine "Sol e Toiros"), que faz a sua estreia na nossa equipa.
Em tarde com um ambientazo de fazer inveja, ficou provado que, trinta anos depois, a competição Caetano/Moura ainda mexe e constitui mesmo o cartel ideal para fazer reviver antigas paixões como as que nos anos 80 e 90 se viveram à volta dos duelos entre João Moura e Paulo Caetano. Aplauda-se a ousadia do empreendedor empresário Jorge de Carvalho (J. C. Toiros) em juntar no mesmo cartel os cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Júnior e Miguel Moura. Muito provavelmente e daqui em diante, o novo Trio da Apoteose para voltar a encher as praças. Tomem nota, senhores empresários.
João Moura Júnior ganhou com inteiro merecimento o troféu que premiava a melhor lide pela sua memorável actuação frente ao segundo toiro da corrida, um toiro de bandeira da prestigiada ganadaria de Dª Maria Guiomar Cortes de Moura, um  exemplar daqueles com que qualquer ganadeiro sonha. Estavam anunciados seis toiros de Proença, mas três foram substituídos por outros tantos de Guiomar Moura, que sobressairam. No seu segundo voltou a estar em grande plano. João Moura Caetano esteve soberbo a lidar com imensa seriedade o primeiro toiro da tarde, um tio com cinco anos e voltou depois a triunfar no quarto, brilhando com o fantástico cavalo "Temperamento". Miguel Moura não se ficou atrás do primo e do irmão, desenvolvendo também ele duas aplaudidas actuações em que pôs à prova toda a sua arte e toda a sua garra, empolgando o público.
As pegas - de que mais logo aqui mostraremos uma a uma - foram todas à primeira, o que se traduz num grande triunfo dos dois grupos que estavam a competir, os Amadores de Montemor e os Amadores de Alter do Chão. O troféu para a melhor pega foi ganho por Bruno Palmeiro, dos montemorenses, autor da fantástica e muito rija terceira pega da corrida.
Os toiros de Dª Maria Guiomar Moura (segundo, terceiro e quarto) e os de Rodolfo André Proença (primeiro, quinto e sexto)), sérios e bem apresentados (apenas destoou o último), pediram contas, não foram fáceis e por isso mesmo proporcionaram uma tarde de muitas emoções.
Ao início da corrida homenageou-se o grande bandarilheiro Amâncio Grilo, que naquela mesma praça e neste mesmo dia, há 50 anos (1966) recebeu a sua alternativa. Cavaleiros e forcados brindaram-lhe as suas sortes. A corrida foi muito bem dirigida, com aficion e ritmo, por Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Guerra.

Fotos M. Alvarenga