segunda-feira, 10 de abril de 2017

Selvajaria anti-taurina ontem em Vila Franca

Eles borraram com tinta vermelha a Estátua do Forcado e a praça de Vila Franca.
Nós, aficionados, respondemos ontem enchendo a "Palha Blanco", tal como na
5ª feira tínhamos respondido esgotando o Campo Pequeno!


Miguel Alvarenga - Não sou, nunca fui e jamais serei um daqueles básicos e primários radicais que chamam nome aos anti-taurinos e defendem que só à porrada se lhes deve responder. Tanto se me dá, como se me deu, que eles existem e que eles protestem. Têm esse direito. E eles não apareceram só agora, sempre existiram, há mais de 40 anos que os oiço, só que não tinham dantes o mediatismo que lhes dão hoje.
Eu não gosto de muita coisa e respeito quem goste dessas coisas de que não gosto. Odeio futebol, por exemplo, mas respeito quem gosta de ver 22 homens de calções a correr atrás de uma bola, já o meu querido Avô dizia, sendo um entusiasta do futebol, que se dessem uma bola a cada um aquilo havia de ser mais divertido...
Admito e respeito os que não gostam de touradas. Têm esse direito. Mas há limites. E limites, acima de tudo, de educação e de princípios. Que isso, eles não têm. Nem sabem o que isso é. São demasiado berinhas e demasiado selvagens. Perdem aí toda a razão que os assiste. Chama-se a isso falta de inteligência. E eu odeio pessoas estúpidas. Ninguém tem culpa de ser estúpido. Mas não devia haver gente estúpida. Foi um lapso gritante e arreliador do Criador quando fez o Mundo. Só devia haver gente inteligente.
Ontem em Vila Franca de Xira os anti-taurinos borraram com tinta vermelha e frases insultuosas a Estátua do Forcados e as paredes da praça "Palha Blanco". Nós, aficionados, respondemos enchendo a praça de toiros. Como já na quinta-feira tínhamos respondido esgotando o Campo Pequeno. Nessa noite, jantei - e muito bem, diga-se de passagem! - na esplanada do Bar "Volapié" e tive que gramar a chinfrineira dos anti-taurinos aos berros à porta da praça. Não há lei neste país? Pode-se estar ali a inocomodar os clientes dos restaurantes com aquela berraria? Espécie de país este, que continua sem rei nem roque já vai para mais de 40 anos da chamada democracia...
Ontem em Vila Franca os anti-taurinos demonstraram a sua falta de razão, a sua selvajaria como modo de actuação - condenável. Não sabem estar. Nem sabem, muito menos, elevar o seu protesto. Podem não gostar - mas têm que respeitar quem gosta. E não podem, nem devem, como muito bem disse o presidente da Câmara de Vila Franca, Alberto Mesquita, revelar "uma atitude de quem não sabe viver em Liberdade e Democracia e não sabe respeitar a Cultura e Tradição de um Povo". Nem levar a cabo actos (punidos pela lei) de atentado contra o Património e a Cultura.
A Câmara apresentou na PSP uma queixa contra terceiros - que é o mesmo que dizer que nada vai acontecer e que os culpados jamais serão punidos. Mas os actos ficam sempre para quem os pratica. E ontem os anti-taurinos deram um exemplo da selvajaria que lhes orienta e vidinha.
Lamentável a todos os títulos.

Fotos Touradas e D.R./Câmara Municipal de V. F. Xira