sábado, 28 de julho de 2018

Não cabia uma agulha ontem na praça de Salvaterra!

Praça de Salvaterra de Magos rigorosamente esgotada ontem à noite
Momento emotivo da homenagem à memória de Manuel Vinagre, na presença
de seus pais e irmãos e também do empresário Rafael Vilhais, quando João
Braga lia um texto de enorme sentimento recordando o seu primo


A lotação da praça de toiros de Salvaterra de Magos estava ontem rigorosamente esgotada - não cabia uma agulha! Um triunfo fortíssimo da Tauromaquia, mas também do empresário Rafael Vilhais, que em três anos e fruto da sua muita seriedade e aficion, conseguiu recolocar esta praça do roteiro dos aficionados - e sobretudo do "furacão" Ventura, que já esgotara Évora e ontem voltou a esgotar Salvaterra, reafirmando a real dimensão do seu toureio, da sua força e do momento enorme que atravessa.
Êxitos notáveis, também, de Ana Batista e de João Telles (no último toiro da noite) e do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, especialmente com a pega monumental de Bernardo Dentinho ao terceiro toiro da corrida. Os Amadores de Alcochete tiveram ontem uma noite menos brilhante e muito dura. Nota negativa, apenas, para os toiros de Canas Vigouroux, que apesar de bem apresentados, da seriedade que evidenciaram e da dureza que imprimiram à corrida, não tiveram classe nem bravura. Valeu, neste caso, a imensa "bravura" dos toureiros e dos forcados para que a corrida não tivesse sido uma desilusão. Não foi, não senhor.
Ao início da corrida, João Braga leu um emotivo texto de homenagem a Manuel Vinagre, seu primo, jovem e saudoso campeão de equitação falecido em Dezembro num acidente sofrido num passeio equestre em Benavente, na presença de seus pais e seus irmãos. Cavaleiros e forcados brindaram à família do malogrado cavaleiro, que tinha apenas 19 anos de idade.
Daqui a pouco, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga.

Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga