terça-feira, 31 de julho de 2018

16 e 17 de Agosto: grande corrida e festival na Feira Taurina da Arruda dos Vinhos



Uma grande corrida de toiros na quinta-feira, 16 de Agosto (22 horas) e um festival de beneficência a favor dos Bombeiros Voluntários na sexta-feira, 17 (21h30) compõem a Feira Taurina de Arruda dos Vinhos, que tradicionalmente se efectua por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação - uma cuidada e bem rematada organização do empresário e ganadeiro Engº Jorge de Carvalho.
No dia 16, o 21º Concurso de Ganadarias terá em praça toiros de Fernandes de Castro, Varela Crujo, Santa Maria, Falé Filipe, Santiago e Passanha Sobral e o cartel é composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Francisco Palha e Luis Rouxinol Júnior, triunfador da corrida do ano passado. Pegam os grupos de forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, da Azambuja e da Arruda dos Vinhos (10º aniversário da sua fundação), respectiavente comandados por Márcio Chapa, André Letra e Rodolfo Costa.
Estarão em disputa quatro troféus: apresentação e bravura dos toiros, melhor lide a cavalo e melhor pega.
No dia 17 haverá um festival taurino, antecedido de um espectáculo de fados com o grupo Fado Marialva - Rodrigo Pereira, Manuel da Câmara e Francisco Martins.
Frente a novilhos-toiros das ganadarias do Engº Jorge de Carvalho, de Santa Maria e de Calejo Pires actuarão os cavaleiros Gilberto Filipe, Parreirita Cigano e António Prates, o matador de toiros espanhol Israel Lancho (foto) e o novilheiro Diogo Peseiro, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados Amadores da Moita, Amadores da Arruda dos Vinhos e Amadores do Cartaxo.
Entretanto, já no próximo sábado, dia 4, pelas 21h30, realiza-se no Auditório Municipal de Arrruda dos Vinhos um Colóquio subordinado ao tema "O toiro bravo na sociedade do século XXI".

Foto D.R.