quinta-feira, 28 de março de 2019

Treino na Herdade dos Touris: uma antevisão do que vai ser o grande festival deste sábado em Alcochete

O ilustre ganadero anfitrião Armando João Moura, ao almoço, com António
Ventura e João Margalho - mais logo, vamos mostrar aqui todas as fotos
dos Famosos que ontem estiveram na emblemática Herdade dos Touris,
onde pasta a ganadaria de Maria Guiomar Cortes de Moura e agora também
a de Luis Terrón, adquirida no ano passado por Armando João
Filipe Gonçalves, Rui Fernandes, João Telles e Diego Ventura - as figuras em
amena cavaqueira 
21 anos depois da sua recordada alternativa, Rui Fernandes continua a ser
"aquela máquina". Veio para ficar. E para marcar a diferença!
Diego Ventura e o "Dólar" sem cabeçada - em grande forma. Um génio que
ninguém agarra e que ontem confirmou estar verdadeiramente imparável
Mais maduro, mais toureiro, menos espalhafatoso, Filipe Gonçalves mantém-se
fiel ao seu estilo popular e que rapidamente conquista as bancadas. Mas está um
toureiro muito mais apurado
João Moura Júnior mostrou ontem os novos craques da sua quadra e a novidade
de também bandarilhar a duas mãos, que não é propriamente inédita (já o fez),
mas promete este ano ser um novo aliciante nas suas actuações
Com uma quadra magnífica, João Telles deixou ontem antever um êxito no
sábado em Alcochete naquela que será a sua temporada de consagração - com
o ponto alto na "encerrona" de 2 de Junho em Coruche
Ventura é bom e genial em tudo o que faz. E ontem ainda nos deliciou com uma
templadíssima faena de muleta, de que mais logo aqui vamos mostrar mais
alguns momentos. Em baixo, o ganadero anfitrião Armando João Moura e
seus dois filhos


Miguel Alvarenga - Viveu-se ontem na Herdade dos Touris, entre Estremoz e Monforte, propriedade dos ilustres ganaderos Armando João Moura e Vanda Castel-Branco, um intenso e super agradável dia campero com a presença de algumas das maiores figuras do mundo taurino nacional (e não só).
É aqui que pasta a afamada ganadaria de Maria Guiomar Cortes de Moura (triunfadora na temporada passada na Monumental de Madrid, onde repete este ano na Feira de Santo Isidro) e agora também a de Luis Terrón, adquirida no ano transacto por Armando J. Moura.
Ontem foram tentadas quatro vacas de manhã e três à tarde - das duas ganadarias acima referidas - e assistiu-se a um treino que atestou a extraordinária forma dos cavaleiros Rui Fernandes, Diego Ventura, Filipe Gonçalves, João Moura Júnior e João Ribeiro Telles - bem como das suas fantásticas quadras.
Pode mesmo dizer-se que, exceptuando Moura Júnior, que não integra o cartel de sábado em Alcochete, tivemos ali uma antevisão daquilo que vai ser o magnífico festival de homenagem à memória de Fernando Quintella, já depois de amanhã.
21 anos depois da sua recordada alternativa em Lisboa, Rui Fernandes continua a ser "aquela máquina" e ontem todos constatámos a grande forma em que ele se encontra - ele e os seus cavalos - deixando antever uma tarde de imensa competição com os companheiros no próximo sábado em Alcochete.
Diego Ventura está imparável e não há quem o agarre. Depois do rabo em Madrid, do indulto na Plaza México e do grande início da campanha europeia com saídas em ombros em Olivença e esta semana em Castellón, vai ter no sábado a sua primeira apresentação na temporada portuguesa e aquilo a que ontem assistimos - onde exibiu novos cavalos que vão ser outros craques - deu para confirmar que continua decidido a não abandonar o trono mundial do toureio a cavalo. No final, ainda nos deliciou com uma magnífica e templadíssima faena de muleta.
Filipe Gonçalves, como já o demonstrara no Campo Pequeno no festival do Dia da Tauromaquia, está hoje mais toureiro que nunca, mais maduro, muito bem montado e, acima de tudo, menos espalhafatoso, sem contudo abandonar o seu estilo popular e que rápido conquista as bancadas.
João Moura Júnior, que dos cinco que ontem vimos treinar, é o único que sábado não toureia em Alcochete, tem pela frente outros grandes compromissos nesta temporada, tem também novas montadas e, pelo que ontem lhe vimos fazer, tudo indica que tão cedo não vai abdicar do estatuto de primeiríssima figura da nova vaga.
João Ribeiro Telles está moralizado, também muitíssimo bem montado e tem este ano pela frente uma temporada decisiva para a consagração, que terá o seu ponto alto a 2 de Junho em Coruche, onde se encerra com seis toiros. Ontem demonstrou também a grande forma em que se encontra e os porquês da "encerrona" no tempo certo. Esta é a altura e este é o ano para o fazer e se afirmar em definitivo como um dos primeiros da nova geração.
Faltaram ontem Francisco Palha e a praticante Mara Pimenta para que pudessemos fazer uma completa e real antevisão do que será no sábado o festival de Alcochete. Mas a atestar pelo que vimos a Fernandes, a Ventura, a Filipe e a Telles, quase que arriscava deixar já aqui escrita a crónica de um sucesso anunciado... Promete ser mesmo uma tarde de imensa competição. O glorioso Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e a memória do eterno Fernando Quintella bem o merecem.
A coadjuvar as lides dos cinco cavaleiros estiveram ontem, entre outros, os grandes e eficientes bandarilheiros Mário Figueiredo, Duarte Alegrete e Filipe Gravito - três estrelas.
E se o cartel era de luxo, a assistência não o era menos: o Maestro João Moura, António VenturaVasco Taborda e seu filho Vasco Taborda Júnior, João Palha Ribeiro Telles, José Luis Cochicho, o ganadero Francisco Romão Tenório, Manuel Paim, João Margalho, Carlos Barreto, o empresário espanhol Carlos Zuñiga - e muitos mais.
Na reportagem, estiveram Maria João Mil-Homens e Fernando Clemente. Só faltou o nosso querido Emílio, que era presença habitual e querida nesta casa e entre todos os que ontem ali estiveram. Mas as memórias não morrem nunca e ele esteve connosco na mesma - estará sempre. Por muito que nos custe, e a mim em particular, não o ter ali a sério e ao vivo.
Armando João Moura e Vanda Castel-Branco primaram, como sempre, pela arte e a fidalguia de bem receber os amigos. No intervalo dos dois treinos, houve um fantástico almoço - uma paella divinal confeccionada por quem é rei nesta especialidade - e tempo para um agradável convívio.
Um dia inesquecível, com sol, calor e apenas o senão de algum vento. E agora... Alcochete espera-nos no sábado!

Fotos Maria Mil-Homens e Fernando Clemente