quinta-feira, 28 de março de 2019

Vila Franca: 30ª Semana da Cultura Tauromáquica arranca no sábado com grande homenagem a Bastinhas e Emílio




A 30ª Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira vai iniciar-se no próximo sábado, 30 de Março, prolongando-se até 6 de Abril - uma organização do Município local, do Clube Taurino Vilafranquense e da Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira, que conta com o apoio da Junta de Freguesia da cidade.
Com um leque muito alargado de iniciativas que exaltam os valores da Festa Brava e a importância da Tauromaquia para a identidade do território, a Semana da Cultura Tauromáquica apresenta um conjunto de quatro exposições - uma das quais evocativa de duas figuras marcantes da tauromaquia nacional, o cavaleiro Joaquim Bastinhas e o nosso querido companheiro e repórter fotográfico Emílio de Jesus (ambos na foto de cima) -  em dois espaços nobres da cidade, que têm a sua inauguração marcada para as 16h00 do dia 30 de Março.
O ponto de encontro será o Clube Vilafranquense, pelas 16h00, assinalando a abertura da Exposição “O Toiro e o Homem, Relação Sagrada” e também a Exposição Fotográfica de Homenagem a Joaquim Bastinhas e Emílio de Jesus“O Toureiro e o Fotógrafo Taurino”.
Segue-se a inauguração das exposições patentes no Museu Municipal de Vila Franca de Xira: “Júlio Pomar – Imagens da Tauromaquia” e a Exposição de Pintura de Alfonso Rey e Escultura de Alberto Germán.
Entre outros eventos (programa ao lado) destacam-se o festival taurino do próximo domingo, em que se despede o bandarilheiro David Antunes e a novilhada de promoção aos novos valores no dia 6 de Abril.

Foto D.R.