sexta-feira, 31 de maio de 2019

Carteiras Profissionais: IGAC aperta empresas e ameaça com multas de 5 mil euros



A Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) enviou há uma semana um documento à Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), que por seu turno o faz chegar a todas as empresas associadas, alertando para a necessidade de só poderem estar nas trincheiras das praças de toiros repórteres fotográficos portadores de Carteira Profissional de Jornalista (ou equiparados), devidamente validada.
A IGAC alertou ainda os empresários tauromáquicos para que levem a risco esta recomendação, sob pena de serem multados no valos de 5 mil euros se houver uma inspecção e foram detectados na trincheira fotógrafos sem o título profissional.
A partir de agora, as empresas só podem credenciar para as trincheiras das suas praças repórteres que apresentem a sua Carteira de Jornalista válida.
Esta medida, segundo a IGAC, surge na sequência de "várias denúncias" apresentadas na Inspecção-Geral contra pseudo-jornalistas que andam nas corridas de toiros a fotografar sem estarem devidamente credenciados profissionalmente.

Fotos D.R.