quarta-feira, 29 de maio de 2019

Coliseu Figueirense promove visitas guiadas à praça



Na Figueira da Foz, terra marítima e fluvial ancestralmente visitada por povos de diversas línguas e culturas, a memória da tradição tauromáquica adentra-se pelos séculos. O Coliseu Figueirense tem a sua génese no desejo de dotar a Figueira de uma praça de toiros condigna: João Antunes Pereira das Neves (1844-1911), médico, cidadão e empreendedor diligente, com vários investimentos na área do turismo, imprimiu o dinamismo necessário para a reunião de uma comissão de entusiastas da tauromaquia que, a 13 de Junho de 1895, dão início à sociedade por acções Companhia do Coliseu Figueirense.
O espectáculo de inauguração realizou-se no dia 24 de Agosto de 1895, num Coliseu “sólido, elegante, vasto e cómodo”, à época com capacidade para 7.000 pessoas e dotado já de “cafés, restaurantes”, “fornecimento de refrescos e aluguer de almofadas”.
A Companhia do Coliseu Figueirense promove, entre 4 de Junho e 30 de Agosto, um programa de visitas guiadas ao Coliseu.
A opção por estruturar um programa de visitas guiadas que mostre o edifício e as áreas reservadas, integrando os conhecimentos específicos da prática tauromáquica na sua dimensão simbólica e histórica, surgiu como resposta à grande procura que nos últimos anos vem surgindo por parte do público nacional e estrangeiro no contacto com uma das mais bem conservadas praças de touros do país.
Essencial para a compreensão do crescimento e urbanização do Bairro Novo para Norte, o Coliseu Figueirense foi criado com valência específica de praça de touros, mas a sua estrutura imponente permitiu-lhe afirmar-se como a maior sala de espectáculos ao ar livre da cidade da zona centro, acolhendo eventos musicais, desportivos e sociais que são já parte da identidade local, como os desfiles das marchas de São João e a Festa da Sardinha, potencial que quer agora colocar ao serviço de experiências de turismo cultural e histórico.
As visitas guiadas, de 90 minutos, realizam-se de terça a sexta-feira, com início às 15h30. Os ingressos têm o custo de 2 euros por pessoa, sendo gratuitos para menores de 12 anos, e podem ser adquiridos no local.

Fotos M. Alvarenga