terça-feira, 28 de maio de 2019

Cayetano Rivera Ordoñez encantado com a praça do Campo Pequeno

A curiosidade de Cayetano era saber como se processam as cortesias. Rui Bento
explicou tudo ao matador espanhol
Caytano Ordoñez no Campo Pequeno esta manhã com Rui Bento
Esta manhã na arena do Campo Pequeno com Rui Bento e o Dr. Paulo Pereira
Ao almoço no "Rubro" com Rui Bento, Drª Paula Resende e José Luis Gomes
Cayetano no "Volapié" com o Dr. Paulo Pereira, Rui Bento e Joaquín Moreno
Cayetano Ordoñez esta manhã no Campo Pequeno com Miguel Alvarenga
Fotos Paulo Pereira e Frederico Henriques


O matador de toiros espanhol Cayetano Rivera Ordoñez está desde esta manhã em Lisboa para participar ao final da tarde na conferência de imprensa que vai ter lugar no Salão Nobre da praça de toiros do Campo Pequeno e onde se apresentará a corrida do próximo dia 6 de Junho, em que fará a sua estreia em Portugal.
O "Farpas" - sempre em cima do acontecimento - acompanhou desde a manhã de hoje a visita de Cayetano Ordoñez à praça de toiros de Lisboa e ao Museu Taurino do Campo Pequeno.
O toureiro, de uma simplicidade incrível, ficou impressionado com o cartaz (à entrada do Salão Nobre) da corrida dos 50 anos de alternativa de Mestre João Núncio, em que seu avô, o Maestro António Ordoñez, toureou a pé.
Mais curioso foi o facto de saber, pela boca de José Luis Gomes, antigo cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, que Ordoñez, por se ter esquecido do traje de luces, toureou nessa tarde no Campo Pequeno com um traje campero que pertencia a seu pai, Augusto Gomes Júnior, o primeiro novilheiro luso que actuou em Espanha e o segundo matador de toiros da nossa História.
Cayetano visitou demoradamente a praça do Campo Pequeno, bebeu um copo (ou antes, uma Coca-Cola) na esplanada do Bar "Volapié" com Joaquín Moreno, Rui Bento, o Dr. Paulo Pereira e Miguel Alvarenga e almoçou depois no "Rubro" com a administradora do Campo Pequeno, Drª. Paula Mattamouros Resende.
Ficou encantado com a beleza da praça de toiros do Campo Pequeno, onde vai fazer a sua estreia em Portugal a 6 de Junho - "Parece um teatro!", disse - e mais maravilhado ficou com as recordações que lhe foram transmitidas do grande sucesso que seu pai, o saudoso Francisco Rivera "Paquirri", teve nesta praça na década da 70.
"Espero conseguir honrar esse legado", disse o toureiro ao "Farpas".
Mais logo, às 18h30, Cayetano Rivera Ordoñez vai participar no Salão Nobre da praça de toiros do Campo Pequeno numa conferência de imprensa para apresentação da corrida do próximo dia 6 de Junho, onde vai alternar com os cavaleiros João Moura e Marcos Bastinhas e os forcados de Portalegre e da Chamusca, com toiros de Varela Crujo, na corrida de homenagem à memória de Joaquim Bastinhas.
"Não o conheci, ouvi muito falar dele e é para mim uma grande honra poder participar numa corrida que tem um significado tão especial para a aficion portuguesa", disse.
Rui Bento quis mostrar-lhe, no telemóvel, as fotos dos toiros de Varela Crujo para essa corrida, mas Cayetano não as quis ver:
"Por norma, nunca vejo os toiros antes de uma corrida. Gosto de os ver apenas e só no momento certo, quando nos encontramos cara-a-cara na arena".

Fotos M. Alvarenga