quarta-feira, 31 de julho de 2019

51 anos depois: Campo Pequeno reedita "a corrida da discussão"!



Na noite de 1 de Agosto de 1968, cumprem-se amanhã precisamente 51 anos, a empresa do Campo Pequeno, então liderada pelo grande empresário e antigo matador de toiros Manuel dos Santos, realizou aquela que ficou conhecida como "a corrida da discussão", juntando pela primeira vez os três matadores de Vila Franca, José Júlio, Mário Coelho e José Falcão (cartaz ao lado), que nem na sua "Palha Blanco" haviam até então toureado juntos. Enfrentaram nessa noite toiros de Oliveira, Irmãos, a ganadaria dos êxitos.
Meio século depois, outra vez com um matador de toiros à frente dos destinos da primeira praça do país, Rui Bento, a empresa reedita esse formato e anuncia para o próximo dia 23 de Agosto uma grande corrida só com matadores portugueses: António João Ferreira, Manuel Dias Gomes e João Silva "Juanito", que se apresenta em Lisboa depois da alternativa em Junho em Badajoz.
Não são os três de Vila Franca, como aconteceu nessa noite de 1 de Agosto de 1968, mas são três dos mais interessantes representantes do nosso toureio a pé - uma aposta ousada da empresa, aplaudida por todos os que na última quinta-feira assistiram à conferência de imprensa em que o cartel foi anunciado e que se espera venha agora a ter a adesão do público aficionado.
Estreia-se nessa corrida na capital a ganadaria de Manuel Calejo Pires, actualmente uma das que reúne maiores garantias para o toureio a pé.
Ontem mesmo a empresa lançou uma campanha de promoção a esta corrida anunciando que quem comprar bilhetes para a próxima nocturna de 8 de Agosto (Corrida TVI de homenagem aos 35 anos de alternativa de Rui Salvador e aos emigrantes) usufriu de um desconto de 50% na compra de bilhetes para a corrida apeada de 23 de Agosto.
Esta será a primeira vez, em muitos anos, que Lisboa é palco de uma corrida só com matadores nacionais. Vamos apoiar o toureio a pé! Vamos encber o Campo Pequeno!