domingo, 28 de julho de 2019

João Ventura: "sobrevivente" da trágica corrida de Coruche reapareceu ontem nas Caldas

Momentos emotivos do regresso às arenas do forcado João Ventura, do Aposento
da Moita, um dos lesionados na trágica coorrida de dia 6 em Coruche
Sequência da pega colossal de Francisco Mascarenhas. cabo do Grupo das
Caldas, ao segundo toiro da noite, aguentando um derrote brutal sem nunca
sair, com o grupo a ajudar muito bem. Volta com o público de pé na companhia
de Luis Rouxinol, que obteve um triunfo notável neste toiro, emotivo e a pedir
contas, com o peso de 620 quilos
Martim Cosme Lopes, forcado poderoso do Aposento da Moita, na grande pega
ao quinto toiro da corrida


João Ventura, do Grupo do Aposento da Moita, um dos dois forcados lesionados na trágica corrida do dia 6 em Coruche, regressou ontem às arenas e fez uma rija pega à quarta tentativa na corrida dos "toiros brancos" de Canas Vigouroux

João Ventura foi um dos dois forcados dos Amadores do Aposento da Moita que sairam lesionados da trágica corrida do passado dia 6 de Julho na praça de Coruche, reapareceu ontem nas Caldas da Rainha e fez uma rija pega logo ao primeiro toiro da noite, se bem que à quarta tentativa e depois de nas anteriores ter sofrido sempre violentíssimos derrotes.
Ventura ficou inanimado na arena na noite de 6 de Julho em Coruche e foi dobrado na pega por Luis Fera, que saíu gravemente lesionado e chegou mesmo a estar em coma induzido, sendo transportado de helicóptero pelo INEM para o Hospital de São José, em Lisboa, e transferido depois para o Hospital Militar de Telheiras. Já se encontra recuperado, mas ontem ainda não se fardou.
Nessa fatídica noite, recorde-se, sofreram também aparatosas colhidas os cavaleiros Ana Batista e João Moura Júnior, ambos assistidos no Hospital de Santarém e morreu o cavalo Xeque-Mate de Moura Jr. em virtude de ter partido uma pata.
Duros e complicados, a impôs seriedade e emoção, os "toiros brancos" de Canas Vigouroux deram luta e pediram contas aos cavaleiros e aos forcados ontem bas Caldas (praça cheia). Artisticamente, os melhores momentos da corrida foram protagonizados por Rui Salvador, Luis Rouxinol e Manuel Telles Bastos. Gilberto Filipe lidou superiormente um toiro perdido de manso (terceiro) que não lhe permitiu uma actuação brilhante, Rouxinol Jr. não acertou na colocação do ferro ao quinto toiro, que recebeu com uma emocionante porta gaiola e deixou o comprido muito traseiro, atingindo o rim do toiro, que por isso veio a menos e não proporcionou grande brilho ao toureiro. António Prates lidou em último lugar um toiro que saíu visivelmente combalido e com problemas de locomoção e que não foi recolhido, pouca luta dando ao longo da lide.
A corrida ficou marcada por duas grandes pegas de ambos os grupos, os Amadores do Aposento da Moita e os Amadores das Caldas da Rainha.
Francisco Mascarenhas, cabo do grupo anfitrião, fez uma pega verdadeiramente colossal à primeira tentativa ao segundo toiro da noite, imponente e com 620 quilos, aguentando um poderoso derrote e sem nunca sair.
Martim Cosme Lopes, do Aposento da Moita, realizou uma pega poderosa e tecnicamente perfeira ao quinto toiro da corrida, também ao primeiro intento.
Pelos moitenses e para além do já referido João Ventura, foi ainda cara Marco Ventura (terceira pega) à quarta tantativa. Pelo Grupo das Caldas, além do cabo, pegaram Francisco Esteves (à segunda) e Duarte Manoel (à primeira).

Mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Maria João Mil-Homens desta corrida de ontem nas Caldas da Rainha, bem como toda a informação sobre as restantes corridas realizadas ontem na Figueira da Foz, na Foz do Sizandro e em Alcáçovas

Fotos M. Alvarenga