sexta-feira, 26 de julho de 2019

Rui Bento polémico denuncia "truques, pressões, habilidades e jogadas" e afirma "estar cansado"

"Está na hora", parece querer dizer Paulo Pereira, que deu início à mais agitada
conferência de imprensa dos últimos tempos no Campo Pequeno
Na mesa, com a dupla gestora do Campo Pequeno, estiveram o ganadero
Francisco Calejo Pires e José Carlos Amorim, apoderado do cavaleiro Rui
Salvador
"Calma, Rui, calma!". Paula Resende interferiu por diversas vezes para acalmar
os ânimos de Rui Bento. Mas o antigo matador disse esta manhã ao "Farpas"
que "às vezes é preciso dar um abanão nisto tudo e eu não conseguia ficar
calado depois de tantas habilidades e de tantos truques que foram feitos nas
últimas semanas para tentar minar a nossa relação..."
Rui Bento deu ontem um fortíssimo abanão nas hostes. Exaltado, o director de
Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno denunciou a existência de
"truques, pressões, habilidades e jogadas" para tentar "fracturar" a sólida
relação profissional e de amizade que mantém com a administradora Paula
Resende. "Estou farto e estou cansado disso", proclamou


A conferência de imprensa que a empresa do Campo Pequeno deu ontem ao final da tarde para anunciar alguns dos cartéis da segunda parte da temporada ficou marcada por momentos de exaltação por parte de Rui Bento, director de Actividades Tauromáquicas, que acusou a existência de "truques, habilidades e jogadas" levados a cabo "por quem quiser enfiar a carapuça", sem personalizar, situações que se terão verificado nas últimas semanas, com "muitas pressões à mistura", tudo a propósito da formação dos próximos elencos.
Nomeou, por exemplo, "declarações de cabos de grupos de forcados" que considerou "despropositadas", àcerca da ausência de alguns grupos na primeira parte da temporada, afirmando que "damos dez espectáculos e existem quarenta grupos de forcados, é óbvio que não se podem contemplar todos com vindas ao Campo Pequeno".
"Estou cansado e estou farto de todas estas jogadas de bastidores, de todas estas pressões e habilidades, de toos estes truques", frisou Rui Bento, sublinhando que, "tal como sempre fiz com a anterior administração, o meu lugar está sempre à disposição e eu sairei do Campo Pequeno quando a actual administração o entender".
"Mas uma coisa é certa e que isso fique bem claro: podem tentar por todos os meios, e uma vez mais tentaram, podem fazer todas as jogadas e todas as habilidades, mas não vão conseguir nunca fracturar a minha relação de amizade e de respeito com a Drª Paula Resende. Ficámos amigos para a vida", acentuou.
Rui Bento não quis personalizar a situação, nem tão pouco nomeou os presumíveis autores das "jogadas e habilidades" que referiu, mas o "Farpas" sabe que o antigo matador de toiros tinha ontem os seus alvos bem definidos e bem na mira: referia-se a personalidades do meio taurino que nas últimas semanas terão exercido "todo o tipo de pressões" junto da administradora do Campo Pequeno com o objectivo de "formar" alguns dos cartéis da segunda metade da época.
Rui Bento disse apenas que "enfie a carapuça quem quiser", mas "estou cansado e estou farto de tanta habilidade...".
Foi, nesse aspecto, uma conferência de imprensa agitada e bem ao modo das muitas que tem dado Simón Casas, empresário da praça de Madrid, que não tem papas na língua e sempre costuma "chamar os bois pelos nomes".
Já esta manhã, Rui Bento disse ao "Farpas" que "às vezes é preciso dar um abanão nisto tudo e eu não podia ficar calado perante situações que se passaram na última semana e que, como ontem referi, foram jogadas, truques, pressões e habilidades com que tentaram minar a minha relação com a Drª Paula Resende".
Àparte toda esta exaltação que dominou a conferência de imprensa de ontem, há que referir que na mesa estiveram, juntamente com a Drª Paula Resende e Rui Bento, o jovem ganadero Francisco Calejo Pires (cuja ganadaria se apresenta em Lisboa a 23 de Agosto numa corrida de três matadores nacionais) e José Carlos Amorim, apoderado do cavaleiro Rui Salvador, que na próxima corrida do Campo Pequeno, a 8 de Agosto (Corrida TVI) vem comemorar os seus 35 anos de alternativa.
Foi apresentada esta corrida, cujo cartel já era do conhecimento público - João Moura, Rui Salvador e Luis Rouxinol, forcados de Tomar, São Manços e Caldas da Rainha e toiros Veiga Teixeira -, bem como as corridas de 23 de Agosto (sexta-feira) e 5 de Setembro, tendo ficado apenas em aberto os elencos de 27 de Setembro (corrida comemorativa dos 75 anos dos Forcados de Lisboa) e de 10 de Outubro (gala à antiga portuguesa de encerramento da temporada).
A maior e mais aplaudida novidade foi o facto de a corrida de 23 de Agosto, em que se estreia em Lisboa a ganadaria Calejo Pires, ser de três matadores portugueses: António João Ferreira, Manuel Dias Gomes e João Silva "Juanito", o nosso novo matador, que se estreia na capital depois da recente alternativa em Badajoz.
Rui Bento referiu que a corrida esteve para ser mista, adiantou que "alguns cavaleiros se recusaram a participar" e que por isso acabaram por optar por este "cartel ousado" só com três matadores nacionais. A assistência, sobretudo os abonados, explodiu numa grande ovação à empresa. Assim correspondam também os aficionados e se exalte nessa noite o nosso toureio a pé. Cartel de grande interesse e justificada oportunidade.
Quanto à corrida de 5 de Setembro, em que se apresenta no Campo Pequeno o rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza e regressa pela segunda vez esta época seu pai, Pablo Hermoso de Mendoza, ficou definitivamente esclarecido, como aliás o "Farpas" já adiantara há mais de um mês, que o cabeça de cartaz será o Maestro António Ribeiro Telles. E os toiros serão da triunfadora ganadaria Passanha, estando nessa noite as pegas a cargo dos Amadores de Alcochete e dos Amadores do Aposento da Moita.
Este cartel terá sido aquele que mais polémica rodeou e que maiores "pressões" motivou nas últimas semanas. Pelo terceiro cavaleiro que se juntaria aos Hermoso de Mendoza, mas também pelos grupos de forcados que pegariam nessa noite.
"Os grupos de Alcochete e do Aposento da Moita são dois grupos consagrados e que voltam a Lisboa pelos seus méritos próprios e por inteira justiça; e o facto de não terem estado anunciados na primeira parte da temporada, facto que parece ter causado tanta celeuma, não quereria nunca dizer que não viessem. Quanto ao cavaleiro e pese embora as muitas pressões que foram feitas para que viessem outros, desde a primeira hora que estava equacionada a presença de António Telles. Por isso, não valeu a pena tanta habilidade e tanta jogada...", disse-nos Rui Bento esta manhã.
E depois disto, Rui Bento irá amanhã às Caldas acompanhar dois dos cavaleiros que apodera, Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr. e segue depois para o Algarve, com a família, onde gozará um merecido descanso até ao dia 2 de Agosto, data em que João Moura Jr. reaparece no Redondo.

Fotos M. Alvarenga