sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Nelson Limas toma hoje a alternativa na corrida dos 145 anos da praça do Cartaxo

Nelson Limas na corrida da passada sexta-feira em Albufeira
Rui Salvador concede esta noite a alternativa a Nelson Limas na temporada em que
está a comemorar o 35º aniversário da sua
Depois de Regalito "El Faraó", Carlos Conceição "Parreirita Cigano" foi o segundo
cavaleiro tauromáquico cigano e o primeiro a tomar a alternativa
Regalito Flores Cabeça "El Faraó", num recorte de jornal dos anos 60, foi
o primeiro cavaleiro tauromáquico cigano de Portugal

Terceiro cavaleiro cigano da História, depois de Regalito Flores Cabeça "El Faraó" e Carlos Conceição "Parreirita Cigano", Nelson Limas recebe esta noite a alternativa das mãos de Rui Salvador na corrida comemorativa dos 145 anos da praça de toiros do Cartaxo

A História do povo cigano cruzou-se ao longo dos anos com a História da Tauromaquia, sobretudo em Espanha, onde vários matadores dessa etnia fizeram e foram História, mas também em Portugal.
Nelson Limas é o terceiro cavaleiro gitano de Portugal e o segundo a receber a alternativa, que ocorrerá esta noite na corrida comemorativa dos 145 anos da inauguração da praça de toiros do Cartaxo.
O seu padrinho será Rui Salvador, na temporada em que está a comemorar os 35 anos da sua alternativa, sendo testemunhas do acto os cavaleiros Tito Semedo, Francisco Cortes, Sónia Matias e Parreirita Cigano e os grupos de forcados amadores do Ribatejo, do Aposento da Chamusca e do Cartaxo, que disputam o III Concurso de Pegas. Lidam-se seis toiros da temida ganadaria São Martinho.
Regalito Flores Cabeça, que se anunciava nas arenas como "El Faraó", falecido há alguns anos num acidente de automóvel, nunca chegou a tomar a alternativa, mas participou em inúmeras corridas como cavaleiro amador e praticante e foi uma figura carismática do nosso meio tauromáquico. Era natural de Moura e filho de Marcelino Cabeça, cigano de pura cepa e respeitado negociante de gado. Tinha um feitio sensato e conciliador, daí ser escolhido como "juíz" nas rixas e desaguisados entre ciganos, o que lhe valeu o apôdo de Rei dos Ciganos.
Depois de Regalito "El Faraó", Carlos Conceição "Parreirita Cigano", filho do matador de toiros do mesmo nome, foi o segundo cavaleiro cigano de Portugal e o primeiro a tomar a alternativa.
A praça de toiros do Cartaxo, vila onde já se realizavam corridas de toiros desde 1836, foi inaugurada a 23 de Agosto de 1874, sendo por isso uma das mais antigas do país. Foi construída mercê de uma subscrição pública de 7.800 réis e era propriedade do Hospital Santa Cruz da Vila, sendo hoje da Santa Casa da Misericórdia.
Na corrida inaugural, há 145 anos, actuou o cavaleiro Manuel Mourisca e os bandarilheiros Manuel Cadete, irmãos Peixinho e outros, tendo-se lidados toiros de João Inácio da Costa, de Valada do Ribatejo.

Fotos Maria Mil-Homens, Emílio de Jesus/Arquivo, Flash e D.R.