quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Última corrida com três matadores nacionais foi há 51 anos... e repete-se esta 6ª feira no Campo Pequeno



Há 51 anos, na noite de 1 de Agosto de 1968, o então empresário da praça de toiros do Campo Pequeno e antigo matador Manuel dos Santos promoveu uma corrida de toiros que encheu a praça e foi a última que reuniu três matadores nacionais, José Júlio, Mário Coelho e o saudoso José Falcão. Lidaram-se toiros de Oliveira, Irmãos e a corrida foi anunciada como a "da discussão".
Lia-se no programa (ao lado):
"Pela primeira vez vão encontrar-se numa arena três matadores de toiros nascidos em Vila Franca (...). A festa tem vivido e viverá da paixão; da discussão. E é exactamente nesse clima que vai decorrer a corrida em que José Júlio, Mário Coelho e José Falcão têm a oportunidade de discutir uma supremacia. Para lá dos argumentos pessoais de cada toureiro, assegura-se-lhes a indispensável matéria prima para que possam luzir-se: os toiros de Oliveira, Irmãos, garantem qualidade que os diestros de Vila Franca aproveitarão com a sua inegável aficion. E depois, a resposta, Qual o melhor?... O mais artista?... O mais valente?... E completar-se-à na arena a discussão que, por ora, não tem passado das tertúlias. José Júlio, Mário Coelho, José Falcão. Os 'três de Vila Franca'. Uma rivalidade que faz a excitação deste cartel que responde nitidamente a uma íntima vontade do nosso público aficionado".
51 anos depois, a praça do Campo Pequeno tem, outra vez, um matador de toiros na sua gestão - Rui Bento. E vai voltar a ter, já na próxima sexta-feira, uma "corrida de discussão". Outra vez com matéria prima que os toureiros possam luzir-se: seis toiros da ganadaria Calejo Pires, uma das mais cotadas para o toureio a pé, que faz a sua estreia em Lisboa. E, 51 anos depois, também, o cartel volta a reunir três matadores nacionais, coisa que em meio século não voltou a ocorrer.
De facto, nos últimos 51 anos e desde esta célebre corrida, não mais se voltou a ver uma outra com três matadores portugueses. Houve várias corridas de três matadores, mas nunca exclusivamente com toureiros nacionais.
António João Ferreira, Manuel Dias Gomes e o nosso novo matador "Juanito" vão, como em Agosto de 1968 o fizeram José Júlio, Mário Coelho e José Falcão, discutir nesta sexta-feira a supremacia. Qual é o melhor? O mais artista? O mais valente? E, outra vez, 51 anos passados, "completar-se-à na arena a discussão que, por ora, não tem passado das tertúlias".
Uma vez mais, vamos ter na primeira praça do país "uma rivalidade que faz a excitação desta cartel que responde nitidamente a uma íntima vontade do nosso público aficionado".
Entretanto, veja o programa do canal Campo Pequeno TV sobre os três matadores em https://vimeo.com/354837438

Fotos Frederico Henriques e Campo Pequeno TV