Estar em Armação de Pêra - onde gozo uns merecidos dias de descanso depois do final da temporada do Campo Pequeno e antes de voltar aos toiros no próximo dia 26 em Évora - e não encontrar o meu querido amigo João Ferreira, popularmente conhecido por "Minhoca", é mais ou menos igual a ir a Roma e não encontrar o Papa Francisco.
Figura emblemática de Armação, onde continua a organizar todos os anos várias noites de Fado - há uns bons anos até a mim me contratou e aqui cantei numa praça de toiros portátil, entre outros, com D. Vicente da Câmara! -, João Ferreira é conhecido no meio taurino, sobretudo, pelo seu largo historial como forcado. Pegou nos Amadores das Caldas, nos Amadores da Extremadura, nos Amadores Lusitanos e foi fundador dos Amadores de Aveiras de Cima, grupo que teve como cabo outro meu grande amigo, o saudoso António Santos (com quem reparti quarto no Hotel Palácio na Cidade do México durante um mês em Janeiro de 1981 na digressão dos Forcados Lusitanos), vítima de cornada mortal aqui no reino do Algarve, na Monumental de Albufeira no ano de 1987.
Pois bem, do João Ferreira recebi hoje a agradável notícia de que o Grupo de Forcados Amadores de Aveiras de Cima - que está associado na ANGF e, segundo ele, tem as quotas todas em dia! - vai regressar na próxima temporada às arenas, depois de quinze anos de inactividade. O novo cabo é Tiago Batalha e até já há algumas corridas agendadas! Força, rapaziada!
Foto D.R.