domingo, 17 de novembro de 2019

Homens do Ano proclamaram ontem os triunfadores da temporada na "Celestino Graça": António Telles, Grupo de Santarém e ganadaria Veiga Teixeira

António Taurino, dos Amadores de Santarém (que esteve ausente e foi
representado pelo cabo João Grave), António Ribeiro Telles e o ganadero
António Francisco da Veiga Teixeira, foram ontem proclamados máximos
triunfadores da temporada na Monumental de Santarém
Os Homens do Ano, a jovem associação Praça Maior, que com muito empenho,
dedicação e elevado profissionalismo e aficion, restituiram à Monumental de
Santarém todo o brilho de outrora. Em baixo, um aspecto do salão da Quinta
do Castilho, cheio, na noite de ontem


O cavaleiro António Ribeiro Telles, o forcado António Taurino (Amadores de Santarém) e a ganadaria Veiga Teixeira foram ontem aclamados como triunfadores da temporada na Monumental de Santarém num evento de alto nível que a jovem empresa Praça Maior (os Homens do Ano!) realizou no bonito salão da Quinta do Castilho, em Vale de Figueira, propriedade da ilustre família Infante da Câmara

Miguel Alvarenga - Juntaram-se, deitaram mãos à obra e deram o maior dos exemplos à classe empresarial taurina nacional - provaram que, afinal, não era assim tão difícil recuperar o prestígio e o carisma, todo o esplendor, de uma praça que fez história e estava, como se diz na gíria tauromáquica, "queimada". Falo, obviamente, da jovem, empreendedora e triunfadora associação Praça Maior, composta por um punhado de antigos forcados que nesta temporada levaram a bom porto a tarefa de voltar a pôr de pé a emblemática Monumental de Santarém, que ostenta o nome do seu histórico fundador, o saudoso Celestino Graça.
Realizaram uma corrida em Março e duas em Junho pela Feira do Ribatejo - e vão voltar a fazê-lo em 2020 - com magníficos, bem rematados e atractivos cartéis, pelas quais passaram 25 mil espectadores. Ontem, apresentaram contas estatísticas do seu trabalho e demonstraram que em termos de revitalização da praça, em termos económicos até para a cidade de Santarém, a obra foi altamente positiva e provou que a festa de toiros está viva e bem vida - e por isso tem que ser continuada. E vai sê-lo.
Depois do êxito monumental que alcançaram pelo seu esforço, pela sua dedicação, pelo seu elevado profissionalismo e bom senso, os jovens da empresa Praça Maior sairam de cena, sem procurar protagonismo - e regressaram ontem em força com a promoção de um evento solene, de alto nível e imenso glamour na Quinta do Castilho, em Vale de Figueira, onde prestaram contas do seu trabalho brilhante, anunciaram que o vão prosseguir no próximo ano e deram a conhecer os triunfadores da temporada na "Celestino Graça". O bonito salão, um antigo palheiro da herdade da ilustre família Infante da Câmara, teve lotação esgotada e contou com a presença de trezentas pessoas.
Havia troféus para a melhor lide a cavalo, para a melhor pega e para o melhor toiro. Os nomeados, três por cada categoria, haviam sido eleitos pela própria associação Praça Maior e os vencedores foram depois votados pelos abonados fundadores, todos aqueles que mesmo antes de serem conhecidos os cartéis deram o seu voto de confiança aos jovens da nova empresa e se tornaram abonados para as três corridas.
António Ribeiro Telles, João Moura Júnior e Francisco Palha eram os nomeados para o prémio da melhor lide a cavalo; António Taurino (dos Amadores de Santarém), Francisco Bissaya Barreto e João da Câmara (ambos dos Amadores de Montemor) eram os forcados nomeados para o prémio da melhor pega; e como melhor toiro da temporada em Santarém estavam nomeados dois da ganadaria Cunhal Patrício e um da de Veiga Teixeira.
A votação final decretou como vencedores: António Ribeiro Telles, com 41% dos votos, pela lide do quinto toiro de Cunhal Patrício ("Levito", que era também nomeado) na corrida de 17 de Março; António Taurino, do Grupo de Santarém, com 78% dos votos, pela pega ao quarto toiro da corrida de 10 de Junho, da ganadaria de Vasconcellos de Sousa D'Andrade; e o toiro "Secretário", da ganadaria Veiga Teixeira, lidado em quarto lugar na corrida de 16 de Junho pelo cavaleiro João Moura Júnior.
António Telles recebeu o galardão das mãos do presidente da Câmara de Santarém, Dr. Ricardo Gonçalves, salientando, com a grandeza e a humildade que lhe são características, que foi uma honra ter sido eleito ao lado "de dois leões tão bons e que estiveram tão bem ou melhor que eu, o meu primo Francisco Palha e o João Moura".
O prémio da melhor pega foi entregue pelo Engº António Campos, presidente da empresa Nersant, a João Grave, cabo dos Amadores de Santarém, por ausência do vencedor António Taurino. Grave frisou que "nunca foi importante para o Grupo de Santarém receber prémios, mas este honra-nos por ter sido ganho na nossa praça e numa temporada em que por lá passaram outros grandes grupos".
António Francisco da Veiga Teixeira recebeu o prémio para o melhor toiro das mãos do presidente da CAP, Engº Eduardo Oliveira e Sousa, manifestando a sua satisfação pelo facto de o troféu "ter sido atribuído pelo público (abonados) e não pela crítica...".
Em ambiente de festa e grande solenidade, usaram da palavra ao longo da noite, em nome da Praça Maior, Diogo Sepúlveda e Diogo Palha, na presença de todos os elementos da jovem associação, prometendo que "se nos quiserem, cá estaremos outra vez para o ano".
A temporada em Santarém no ano que vem estará novamente composta por três corridas: uma em Março, provavelmente na segunda quinzena; e duas na Feira do Ribatejo a 7 e 10 de Junho.

Fotos M. Alvarenga