sábado, 30 de novembro de 2019

Sangue novo injectado esta manhã na Associação de Forcados



Diogo Durão (foto), antigo forcado do centenário e glorioso grupo de Amadores de Santarém, sucede a José Fernando Potier e é o novo presidente da Direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados, eleito hoje na Assembleia-Geral que decorreu durante a manhã em Alcochete na sede do Aposento do Barrete Verde.
Durão fardou-de pela primeira vez pelo Grupo de Santarém na praça de Idanha-a-Nova no ano de 1994 e foi, em 2013, quando já estava retirado das arenas, um dos fundadores, em Angola, da Tertúlia Tauromáquica "Os Palancas Bravas", integrada, entre outros, pelo também antigo forcado (dos grupos de Montemor e de Lisboa) Francisco Mendonça Mira, que integra igualmente os novos corpos dirigentes da ANGF.
Dois anos depois da última Assembleia-Geral, a ANGF procedeu hoje à eleições dos novos corpos gerentes, à apresentação de contas e a reunião ficou também marcada pelo fim da suspensão (que durou um ano e meio) ao Grupo da Amareleja, que é de novo associado e ainda pela (re)entrada, como pré-associado, do Grupo de Alenquer.
As contas apresentadas pela ANGF foram aprovadas por maioria pelos trinta e três grupos presentes esta manhã na AG, com um único voto contra de António Pedro Vasco, cabo do GFA da Amareleja.
Os novos corpos gerentes da Associação de Forcados são quase todos eles forcados retirados, pertencentes a diversos grupos. Espera-se que o sangue novo esta manhã injectado na ANGF venha trazer alguma coisa de diferente e dar uma vida nova a uma associação que nos últimos anos teve envolvimento em algumas polémicas e nem sempre conseguiu reunir o consenso de todos os forcados.
A criação de um Fundo de Assistência dos Forcados, como existe o dos Toureiros, foi uma das medidas louvavelmente assumidas na reunião de hoje.
A Direcção é, como acima referimos, presidida por Diogo Durão, havendo agora quatro vice-presidentes: os forcados retirados João Caldeira (GFA de Montemor), Francisco Mendonça Mira (GFA de Lisboa) e Francisco Macedo (GFA do Aposento da Chamusca) e Nuno da Cruz Marecos. actual cabo do GFA da Chamusca.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral é Ricardo Castelo (ex-cabo do GFA de Vila Franca), o vice-presidente é António Alfacinha (ex-cabo do GFA de Évora) e o secretário é José Ribeiro da Cunha (ex-cabo do GFA de Coruche).
O presidente do Conselho Fiscal é Diogo Van Den Toor (o grande primeiro-ajuda do GFA de Alcochete), sendo secretário Luis Monge (Real GFA de Moura) e relator Álvaro Dentinho (GFA da Tertúlia Tauromáquica Terceirense).
A actual Direcção manter-se-à em funções até ao final do ano e a nova tomará posse no dia 1 de Janeiro.

Foto D.R./Diogo Durão/Facebook