domingo, 29 de dezembro de 2019

"Correio da Manhã" destaca aumento de público nas touradas



O "Correio da Manhã" dedica na sua edição de hoje a primeira página da secção "Cultura & Espectáculos", também com chamada de primeira página (ao lado), à Tauromaquia e em particular ao facto de, segundo dados da Inspecção-Geral das Actividades Culturais, pelo terceiro ano consecutivo, as touradas terem tido mais espectadores nas praças: 383.900 pessoas em 2019, mais 4.900 que no ano anterior.
Para o "CM", as corridas de toiros "continuam a ser o espectáculo mais popular". O relatório da IGAC aponta os concelhos de Albufeira e Lisboa como aqueles em que se realizaram mais espectáculos tauromáquicos, 20 e 12 respectivamente. A praça do Campo Pequeno foi o recinto que mais espectadores recebeu, quase 50 mil. Em segundo lugar ficou a Monumental de Santarém com 25.737, tendo sido esta a praça que registou o maior número médio de espectadores por espectáculo, cerca de 8.500. E em terceiro ficou a praça de Vila Franca de Xira com 20.976 espectadores.
Em termos de artistas e segundo ainda os dados da IGAC, António Ribeiro Telles foi o que mais vezes toureou (32), seguido por Luis Rouxinol (29), Luis Rouxinol Jr. (28) e Francisco Palha (26). Joaquim Brito Paes foi o cavaleiro praticante (sem alternativa) que mais actuou (13 vezes) e no que aos matadores de toiros diz respeito, Manuel Dias Gomes liderou em 2019 com 9 actuações.

Fotos D.R.