quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Homenagens a Júlio Robles no mês de Janeiro em Salamanca

Ano de 1994: o registo fotográfico de uma célebre tarde passada em Salamanca
na finca de Júlio Robles e que juntou, entre outros, os matadores de toiros Amadeu
dos Anjos, Paco Pallarés, José Maria Manzanares e Rui Bento Vásquez e também
Miguel Alvarenga


Programadas as homenagens à memória do saudoso matador espanhol Júlio Robles no próximo mês de Janeiro em Salamanca, quando passam 19 anos sobre a sua morte.
Na sexta-feira, 17, o jornalista taurino Manuel Molés dará uma conferência no Casino de Salamanca, organizada pela Federação de Peñas Helmántica, intitulada "A última entrevista de Júlio na sua Finca".
No sábado, 18, pelas 13h00, celebrar-se-à a habitual homenagem ao toureiro junto à estátua que o imortaliza nas imediações da praça de toiros La Glorieta.
Júlio Robles morreu há dezanove anos, a 14 de Janeiro de 2001, onze anos depois da grave colhida que sofreu na praça francesa de Beziers e que o deixou tetraplégico.
Nascido em Fontiveros, Ávila, tinha 49 anos quando nos deixou. Tomou a alternativa na Monumental de Barcelona em 9 de Julho de 1972, apadrinhado por Diego Puerta, com o testemunho de Paco Camino. O toiro do doutoramento chamava-se "Clarinero" e pertencia à ganadaria de Juan Maria Pérez Tabernero.
Depois da alternativa, em Agosto desse mesmo ano de 1972, fez a sua apresentação em Portugal, na praça do Campo Pequeno alternando com "Paquirri", os cavaleiros Manuel Conde e Luis Miguel da Veiga e os Forcados de Évora, com toiros de Cabral Ascenção.
Confirmou a alternativa em Madrid em 22 de Maio de 1973, com toiros de Caridad Cobaleda, tendo António Bienvenida por padrinho e Palomo Linares como testemunha. Saíu três vezes em ombros pela porta grande da Monumental de las Ventas (Madrid), nos anos de 1983, 1985 e 1989.
O toiro "Timador" da ganadaria de Cayetano Muñoz, colheu-o com gravidade na arena francesa de Beziers na fatídica tarde de 13 de Agosto de 1990, deixando-o tetraplégico. Morreu onze anos depois num hospital de Salamanca, a cidade que o adoptara e onde sempre viveu.

Fotos D.R.