quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Pedro B. Sousa questiona PróToiro: "E os proprietários das praças não são vistos nem achados?..."


"Bem sei que não existe uma associação que congregue os proprietários das praças de toiros nacionais e que por isso não estamos integrados na Federação PróToiro, mas a realidade é que também somos agentes da Festa e se calhar até com alguma importância... Porque é que nunca somos vistos nem achados nas renuiões magnas da Federação?" - questiona Pedro Brito de Sousa, presidente do Conselho de Admninistração da Sociedade Moitense de Tauromaquia, proprietária da praça de toiros da Moita do Ribatejo.
E diz mais:
"Houve esta semana uma reunião da PróToiro. Ao que sei, pouco concorrida. E, pelos vistos, a Federação que se diz representativa dos agentes da Festa, não se 'esconde' apenas da comunicação social, também vira as costas aos proprietários das praças de toiros. Muitas praças são, como se sabe, propriedade das Misericórdias, mas há várias que são propriedade privada, como é o caso da praça da Moita. E eu pergunto: não valemos nada? Como não existe uma associação dos proprietários, ao menos que tivessem a gentileza de nos convidar para as suas reuniões, não estaríamos como associados, mas estaríamos como convidados. Esquecem-se de nós e da nossa importância na Festa. Esquecem-se que nós, pelos menos os privados, podemos um dia decidir fechar as portas das nossas praças... e depois?".
"Lamento que essa Federação continue envolta em tanto secretismo e seja uma coisa tão elitista... assim não vamos longe", diz, a terminar.

Foto M. Alvarenga