Há exactamente 17 anos - 4 de Setembro de 2003 - a praça do Campo Pequeno estava encerrada para as obras monumentais de requalificação. João Moura celebrava nesse ano o 25º aniversário da sua alternativa. E o empresário José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim), com seu pai, Quintano Paulo e António Paes de Sousa, levou a efeito em Lisboa numa praça portátil montada no Parque das Nações (Expo) uma recordada corrida de toiros para celebrar a efeméride.
A Câmara Municipal de Lisboa, ao tempo presidida por Pedro Santana Lopes, associou-se a este grande acontecimento e o próprio autarca escreveu no programa da corrida um texto de elogio ao percurso histórico de João Moura (pode ler em baixo).
O cartel foi composto por João Moura e João Ribeiro Telles e pelos respectivos filhos, então cavaleiros amadores, João Moura Jr. e João R. Telles; e por uma Selecção de Forcados composta por elementos dos grupos de Montemor, Lisboa, Évora e Aposento da Moita. Lidaram-se toiros da ganadaria de João Moura e a corrida foi um sucesso.
Fotos D.R./Colecção de Fernando Pereira/Facebook