sábado, 19 de setembro de 2020

"Magos": número especial passa em revista os 100 anos da praça de toiros de Salvaterra

Em boa hora a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos editou um número especial da sua revista cultural "Magos" inteiramente dedicado ao centenário da praça de toiros local, que este ano se celebra, apesar de terem ficado canceladas as corridas que nela se iriam celebrar.

A publicação, muitíssimo bem elaborada - que mão amiga nos fez chegar esta semana - passa em revista os cem anos da praça de toiros de Salvaterra de Magos com variada documentação (cartazes, bilhetes, recortes de imprensa) e muitas fotografias de antigas corridas ali realizadas, bem como destacado referências a factos e figuras da Festa Brava daquele concelho.

"As tradições taurinas nas suas múltiplas vertentes, constituem um património cultural, que se manifesta nas festas populares com as entradas e largadas de toiros, com as tentas, com os campinos, nas ganadarias e coudelarias, nos forcados, bandarilheiros, novilheiros, cavaleiros e nas corridas de toiros. Estas manifestações culturais fazem parte da nossa memória colectiva e da nossa identidade enquanto Povo e concelho", escreve no Prefácio da obra o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio.

Fotos D.R.