segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Imagens da rotineira voltinha matinal no dia em que temporada deveria abrir em Mourão

Miguel Alvarenga - P'ra variar, a rotineira voltinha matinal. Algumas pessoas nas ruas, muitos carros, Lisboa amanheceu sem chuva. Hoje é o 113º aniversário do Regicídio. E é também o dia em que a nossa temporada tauromáquica arrancaria em Mourão...

Na página da marca Touradas (PróToiro) no Facebook, podemos rever hoje o festival do Dia da Tauromaquia, que se realizou em 29 de Fevereiro do ano passado no Campo Pequeno e onde um dos comentadores é o saudoso matador Mário Coelho. Uma maneira meio nostálgica de "inaugurar" a temporada, à falta de Mourão.

A empresa de Évora anunciou esta manhã mais um nome, o de Marcos Bastinhas, para o sorteio que ditará quem vai compor os três primeiros cartéis da temporada. Já se conhecem assim seis nomes: Maestro Moura, Luis Rouxinol, Moura Jr., João Telles, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto. Faltam três para o naipe de nove cavaleiros contratados e que irão a sorteio. Telles Bastos, Salgueiro da Costa e Rouxinol Jr. podem ser os que faltam anunciar. Houve cavaleiros que não viraram a cara ao desafio do sorteio, forma inovadora da montagem dos elencos deste ano em Évora, mas que, diz-se, não quiseram embarcar nas condições (financeiras) propostas pela empresa.

Todos sabemos que as coisas não estão outra vez fáceis e que até estarão, se calhar, mais difíceis do que há um ano. Os toureiros têm que fazer valer os seus direitos, sim senhor. Mas com as praças a 50% ou menos, não podem ser só as empresas a pagar a crise.

Com sorte, lá para Junho ou Julho a temporada arranca. Antes, tenho dúvidas. Algumas empresas anunciaram já datas para antes do Verão que, certamente, não poderão agora cumprir. Até final de Março, pelo menos, devemos permanecer confinados em casa. Depois de Março, tudo depende de que como a situação estiver.

E posto isto, deixo algumas fotos do passeio matinal. Um destes dias vou ver como anda a Baixa, como está Fernando Pessoa na "Brasileira" e se ainda lá estará...

Fotos M. Alvarenga