Felizmente! A Monumental de Santarém não vai a concurso e já não há o perigo (sempre latente) de aparecer algum aventureiro que deite por água abaixo o brilhante e louvável trabalho ali levado a cabo pela Associação Praça Maior.
Foi ontem anunciado o nascimento de uma nova associação, denominada Sector 9, praticamente com a mesma fórmula da anterior, composta por nove Irmãos da Santa Casa da Misericórdia, na maioria e como os anteriores, antigos forcados do glorioso Grupo de Santarém.
"O exemplar e brilhante trabalho efectuado pela Associação Praça Maior nos últimos anos, demonstrou que a Festa dos Toiros está viva e bem viva em Santarém. Fechado um ciclo, inicia-se outro com os mesmos princípios e valores, com sentido de dever e responsabilidade na defesa da Cultura Tauromáquica em Santarém e no país. Hoje nasce a Associação Sector 9" - lê-se no comunicado de apresentação.
António Pedroso, Bernardo Figueiredo, Diogo Durão (presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados), Diogo Sepúlveda (que foi um dos responsáveis da Associação Praça Maior, antigo cabo do GFA de Santarém), Gonçalo Montoya (antigo novilheiro), Gonçalo Soares Cruz, Filipe Almeida, Nuno Vinhais e Vasco Sepúlveda são agora os 9 Magníficos que vão gerir a Monumental "Celestino Graça".
"Para além da promoção e realização de espectáculos tauromáquicos na Monumental Praça de Toiros 'Celestino Graça', a Associação Sector 9 tem uma preocupação futura na preservação, defesa e afirmação da Tauromaquia em Portugal, bem como na educação e valores das gerações futuras. Composta por um grupo de amigos aficionados ligados à cidade de Santarém, todos eles Irmãos da Santa Casa da Misericórdia e movidos sem objectivos de natureza financeira, a Associação Sector 9 nasce por responsabilidade, por compromisso e por uma grande paixão à Cultura e, em particular, à Tauromaquia", acrescentam no comunicado de apresentação.
Nesta temporada de 2022, a nova associação anuncia a realização de três corridas de toiros: a das festas de São José a 19 de Março e duas em Junho pela Feira do Ribatejo, em dias a anunciar.
Fotos M. Alvarenga e D.R./Associação Sector 9