terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Dia da Tauromaquia volta a realizar-se a 26 de Fevereiro na Moita

A ProToiro, através da marca Touradas, vai voltar a organizar o Dia da Tauromaquia, depois de um ano de interregno devido ao confinamento obrigatório em 2021 no pico da pandemia. Será a 26 de Fevereiro (sábado), num evento que se vai realizar na praça de toiros da Moita. O objectivo desta iniciativa é celebrar a cultura tauromáquica e a liberdade cultural, recolhendo fundos para a defesa da Festa. O programa abrange todo o dia com muitas actividades e um grande festival taurino misto.

Para João Santos Andrade, presidente da ProToiro, "é um óptimo sinal podermos retomar este grande evento anual onde celebramos a grandeza e importância da cultura tauromáquica dentro da cultura portuguesa. Será um dia de união dos aficionados e também um dia para os curiosos poderem descobrir esta cultura única no mundo. Esperamos que seja o primeiro sinal de uma temporada normal e de superação da pandemia".


Ao longo do dia estão previstas diversas iniciativas que prometem celebrar a aficion e levar a cultura tauromáquica a vários públicos. Além de animação ao longo do dia e actividades pedagógicas para crianças e adultos, estão garantidas várias expressões tauromáquicas, demonstrações de toureio e pegas, aulas de toureio e muitas novidades, num dia para toda a família.


No encerramento deste dia, que será de festa e de celebração da tauromaquia, os aficionados vão poder assistir a um festival taurino com um cartel misto de luxo com os cavaleiros Ana BatistaJoão Moura Jr., João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa, o matador João Silva "Juanito" e o novilheiro praticante Filipe Martinho.  Pegam os forcados de Montemor e Aposento da Moita, perante toiros da ganadarias Vinhas, Murteira Grave (a pé), Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho (a pé), Varela Crujo e Romão Tenório.


Todos os pormenores serão revelados em breve, com a certeza de que este evento contará com a presença de todos de forma a celebrar em conjunto a cultura tauromáquica portuguesa. Os bilhetes poderão ser comprados na Tickeline dentro de poucos dias.


Foto D.R.