segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Salgueiro ganha Troféu "Mestre Batista" em Vila Franca e o apoderado Cachapim comenta: "Não é um prémio para quem tem mais dinheiro..."

Cachapim: "Ser Salgueirista é como ser católico… por vezes
duvidamos da nossa Fé, mas nunca a perdemos!"

José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim) regozija-se pelo facto de o cavaleiro que apodera, João Salgueiro da Costa, ter sido galardoado com o Troféu “Mestre Batista” pelo Clube Taurino Vilafranquense como triunfador da última temporada na praça “Palha Blanco” de Vila Franca de Xira. E explica por quê.

Entrevista de Miguel Alvarenga

- O facto de o João Salgueiro da Costa ter sido eleito cavaleiro triunfador da temporada na exigente praça de Vila Franca e ainda para mais com um galardão que tem o nome do seu velho amigo José Mestre Batista terá, certamente, um significado muito especial, verdade, Cachapim?

- Claro que sim! É uma honra receber este troféu por várias razões:

Pelo nome, já que Mestre Batista foi um toureiro que marcou uma viragem no toureio a cavalo, uma verdadeira figura de época (das poucas que houve e há) e, para mim, ter sido o responsável pelo despertar de uma verdade nunca vista no toureio a cavalo. E acima de tudo, foi um Amigo,

Por ser em Vila Franca, um público exigente, e a praça mais difícil de se triunfar hoje em dia, mas com um público agradecido e que se entrega ao toureio da verdade,

E por ser atribuído por um clube imparcial, que, como alguém dizia, “não é um prémio para quem tem mais dinheiro…”.

- 2021 foi uma temporada importantíssima e de plena consagração para o João…

- Falar da temporada passada… já disse tudo quando me pediste uma análise, e essa já lá vai …..

Os toureiros vivem do presente com os olhos no seu futuro, pelo menos é assim que o entendemos. Foi o que aconteceu no sábado em Mourão, temos toureiro para seguir o seu caminho em 2022 e seguintes…

O João não toureia contra mais nada que não seja o toiro, procurando ser fiel a um conceito e procurando superar-se a si mesmo cada tarde.

O João procura cada vez mais aproximar o toureio a cavalo do toureio a pé e é nisso que assentam as suas bases.

Dizia outro dia o Maestro Joselito que o “toureio não são triângulos, são círculos. Ao toiro não há que tirá-lo para fora e depois de um esticão trazê-lo para dentro” - e com estas palavras define aquilo que é o verdadeiro toureio e aquilo com que o João sonha todos os dias. Nem sempre acontece… mas é para isso que ele trabalha todos os dias e tem o seu sentimento como toureiro.

- Projectos e perspectivas para a temporada de 2022?

- Quanto à temporada de 2022, temos contratos fechados e outros em curso. Vai ser uma temporada do “mata mata”, saindo sempre com a postura de raça a que nos tem habituado ultimamente.

Tem uma quadra de cavalos em que acreditamos, mas como eu lhe costumo dizer, o João é o meu cavalo de confiança, pelo seu caminho, por nunca ter deixado de acreditar nele próprio, quando alguns o davam por enterrado e já com missa de 7º dia marcada, pela maneira como lutou para voltar ao lugar que merece e que é o de figura do toureio. 

Miguel, como sempre falo assumindo aquilo que digo e unicamente da minha responsabilidade, não peço ordem a ninguém para ser eu. Mas garanto-te que valho muito mais pelo que sei e calo… talvez um dia…!

Por isso digo que sou a recibos verdes, posso sair a qualquer momento…

- Mais que um apoderado, um amigo…

- Não sou apoderado, nem um simples fazedor de contratos, sou um Amigo do João.

Costumo dizer-lhe que ser Salgueirista é como ser católico… por vezes duvidamos da nossa Fé, mas nunca a perdemos. Ter um sentimento de toureio e não se sair dele para ter o triunfo fácil é escolher um caminho duro… optar por ser um toureiro, independente das trocas e baldrocas , também trás  pedras a esse caminho .

Que Deus reparta sorte a todos os intervenientes numa Festa que tanto precisa de todos!

Fotos M. Alvarenga, Emílio de Jesus/Arquivo e Fernando Clemente

Salgueiro da Costa no passado sábado em Mourão: "Temos
toureiro para seguir o seu caminho em 2022 e seguintes..."