quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Junta de Andaluzia distinguiu Felipe Proença como melhor subalterno da temporada em Huelva

Honra para Portugal e os seus bandarilheiros: o valoroso Felipe Proença (foto de cima), há vários anos radicado em Sevilha, que em 2023 actuou nas quadrilhas de "Juanito" e de alguns matadores espanhóis, entre os quais Manuel Escribano e Emílio Silvera, foi distinguido pelo Júri dos Prémios Taurinos outorgados pela Delegação do Governo da Junta de Andaluzia como melhor subalterno da última temporada na praça de Huelva.

Antigo e promissor novilheiro, ex-aluno da Escola de Toureio da Moita, Felipe Proença anunciava-se nos cartéis como "Chamaco" e em 2007 foi o vencedor do concurso "À Procura de Novos Toureiros", então promovido por Rui Bento na praça do Campo Pequeno.

O matador David de Miranda (foto de baixo) foi eleito triunfador da temporada taurina na praça de Huelva e Diego Ventura foi distinguido como melhor rejoneador.

Foram ainda premiados o toiro "Mataburro", nº 90 da ganadaria Algarra (melhor toiro);"El Melli" (melhor novilheiro com picadores); Carlos Tirado (melhor novilheiro sem picadores); Juan Melgar (melhor picadpor); e o crítico taurino Vicente Parra.

Foram ainda concedidas menções especiais à Tertúlia Taurina "Miguel Báez Litri" pelo seu 75º aniversário; à Equipa Médica da praça de toiros La Merced (Huelva); e ao ganadero José Ramos, proprietário da ganadaria Marquês de Miranda.

Os prémios vão ser entregues em dia e local a anunciar durante o mês de Março.

Fotos M. Alvarenga e Melanie Huertas