sábado, 20 de janeiro de 2024

Vasco Veiga e Selecção de Forcados honraram Portugal no festival em La Puebla del Rio

O cavaleiro amador Vasco Veiga e uma Selecção de Forcados
"Amigos de Morante" representaram Portugal no festival desta
tarde em La Puebla del Rio, Sevilha

Foram concedidas sete orelhas e um rabo no festival que Morante de la Puebla organizou e se realizou esta tarde em La Puebla del Rio, com a praça (portátil) completamente cheia, por ocasião das tradicional Festas de San Sebastián, onde o grande atractivo é sempre o "encierro" à moda dos de San Fermín de Pamplona.

Portugal esteve representado no festival - e bem! - pelo cavaleiro amador Vasco Veiga (filho do ilustre ganadeiro Manuel Veiga) e por uma Selecção de Forcados anunciada como de Amigos de Morante, capitaneada por João Braga e que incluiu, entre outros, o antigo cabo do Aposento da Chamusca, Pedro Coelho dos Reis "Pipas".

Vasco Veiga lidou um novilho da ganadaria Hermanos Quintas, de Colmenar de Arroyo, Madrid - como todos os outros. Lidou "com estilo", refere o site mundotoro.com. Não matou bem, tendo saudado desde os tércios no final da sua actuação. 

O novilho foi pegado ao terceiro intento por Tomás Duarte, forcado do Aposento da Chamusca, que brindou à Infanta Elena, que assistia ao festejo. A actuação de Vasco Veiga foi coadjuvada, entre outros, pelo valoroso bandarilheiro luso Joaquim Oliveira.

Além do cavaleiro português, actuaram quatro novilheiros, os três primeiros de La Puebla e o quarto de Espartinas: Álvaro Romero, que cortou uma orelha; Manuel Luque "El Exquisito", premiado com as duas orelhas do novilho e que, segundo o mundotoro.com, realizou a melhor faena da tarde; Daniel Córdoba, que cortou duas orelhas; e Daniel Fernández (apoderado pelo Maestro Tomás Campuzano), que se sagrou máximo triunfador com o corte das duas orelhas e rabo.

Viveu-se em La Puebla del Rio (Sevilha) um ambientazo à antiga e há que aplaudir, antes de mais, a magnífica e muito empenhada organização de Morante de la Puebla e do nosso Pedro Marques, seu apoderado. Um triunfo pleno!

O festival e as Festas de San Sebastián atraíram a La Puebla, como acontece sempre, um grande número de aficionados e de profissionais do toureio, entre os quais os rejoneadores Fermín Bohórquez e Diego Ventura, os cavaleiros Rui e Duarte Fernandes, os matadores Tomás e Manolo Campuzano, Francisco Rivera Ordoñez "Paquirri", "El Tato", Alejandro Talavante, Daniel Luque, Mário Diéguez, Pablo Aguado, "El Rafi", Oliva Soto e o o seu apoderado Rafael Peralta.

Fotos Vanda Ferreira


Morante e Pedro Marques: organização exemplar
O bandarilheiro Joaquim Oliveira e os forcados portugueses




Momentos da actuação de Vasco Veiga

O bandarilheiro Joaquim Oliveira brilhou em La Puebla

Forcados brindaram à Infanta Elena
João Braga, cabo da Selecção de Forcados "Amigos de Morante"
Daniel Fernández cortou duas orelhas e um rabo
O matador de toiros Daniel Luque
O ilustre ganadeiro Manuel Veiga
Jorge D'Almeida
Diego Ventura, Rui e Duarte Fernandes
Fernando Marques
Pedro Marques
Rui Fernandes
Vasco Veiga e Vanda Ferreira
Francisco Rivera Ordoñez e Morante de la Puebla
O "encierro" à maneira de Pamplona