Confirmando a notícia avançada pelo "Farpas" no final da semana passada, a Santa Casa da Misericórdia do Montijo acaba de oficializar a vitória da empresa Toiros com Arte, de Jorge Dias e Samuel Silva, no (segundo) concurso para adjudicação da Monumental "Amadeu Augusto dos Santos" pelas temporadas de 2024 e 2025. Uma vitória que antes de ser, já o era! Todos sabiam há uma semana que a praça seria entregue à super-empresa Toiros com Arte.
Aliás, e embora nada tenha sido dito sobre esse facto, ao que apurámos, depois do primeiro concurso ter ficado deserto (a Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos tomou mesmo uma posição, emitindo um comunicado a aconselhar os seus associados a que não concorressem, dado o elevado valor exigido pela Santa Casa, mínimo de 100 mil euros pelos dois anos de aluguer), no segundo concurso só houve a proposta da Toiros com Arte - e não uma segunda que, ao que correu pelos mentideros, seria integrada por aficionados montijenses.
No comunicado conjunto que acabam de enviar às Redacções, a Santa Casa e a Toiros com Arte oficializam que a "prestigiada Monumental 'Amadeu Augusto dos Santos'/Montijo Arena tem agora uma nova gestão na programação taurina. A empresa Toiros com Arte foi adjudicada para gerir e promover eventos taurinos neste emblemático espaço, numa decisão que promete trazer uma lufada de ar fresco ao mundo tauromáquico da região" (comunicado na íntegra em baixo).
Com esta mais que esperada vitória no Montijo, a empresa Toiros com Arte, surgida há apenas dois anos, assume-se como a mais poderosa do momento em Portugal, gerindo as praças de Portalegre, Coruche, Montijo, Chamusca, as pequenas praças alentejanas de Santo António das Areias e Santo Aleixo e ainda todas as que eram geridas pela Ovação e Palmas, de Luis Miguel Pombeiro (com quem anunciaram uma parceria no final do ano passado), excluindo a da Figueira da Foz, incluindo a do Campo Pequeno.
Na foto, estão o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, Ilídio Massacote, Margarida Calqueiro (assessora da empresa Toiros com Arte), os novos empresários Jorge Dias e Samuel Silva e ainda Marcos Lopes, Director de Comunicação da Santa Casa.
Foto Montijo Arena