O forcado Uriel Alejandro Montes da Oca, dos Amadores de México, sofreu ontem uma cornada no pescoço, na região submandibular esquerda, com uma trajectória ascendente de 5 centímetros.
O incidente ocorreu durante a tentativa para pegar o segundo toiro da corrida que ontem se realizou na Monumental do México, um exemplar da ganadaria La Estancia.
O forcado recebeu os primeiros tratamentos na enfermaria da praça e foi depois transferido para o hospital, onde se encontra em estado estável.
O relatório médico, assinado pela equipa de médicos da Monumental (Arturo Romero Macías, cirurgião geral; Marisa Montemayor, cirurgiã maxilofacial; Francisco Alarcón Espino, anestesista; Beatriz López Rosillo, enfermeira; e Jorge Uribe Camacho, chefe dos serviços médicos da Plaza México) informa que Uriel Montes de Oca sofreu "uma cornada na região submandibular esquerda, na zona do pescoço, com trajectória ascendente de cinco milímetros, dissecando veias da zona, com lesão do músculo esternocleidomastoideo de forma parcial".
Segundo o mesmo boletim, a lesão tardará mais de 21 dias a sanar, não estando em perigo a vida do paciente.
Nesta mesma corrida de ontem na Monumental do México, o troféu "Forcado de Ouro" - que estava em disputa para a melhor pega - foi ganho pelos Forcados Amadores de Alcochete e o rejoneador Emiliano Gamero voltou a indultar um toiro na maior praça do mundo, recebendo as duas orelhas e o rabo a título simbólico e saindo apoteoticamente em ombros - leia e veja as fotos já a seguir.
Fotos altoromexico.com e NTR/Toros