segunda-feira, 25 de março de 2024

Chamusca, Aposento da Chamusca e Cartaxo: as 6 pegas de ontem em Almeirim

Miguel Alvarenga - Não se falava de outra coisa e a realidade é que Almeirim esgotou a lotação da sua carismática praça Monumental - e dos seus restaurantes, todos à cunha - neste Domingo de Ramos, por ocasião da tradicional corrida de toiros, desta vez com um aliciante muito especial, a primeira presença entre nós de Pablo Hermoso de Mendoza na temporada do seu adeus às arenas.

Nas pegas, frente a seis imponentes e bem apresentados toiros de distintas ganadarias, estiveram três grupos de forcados ribatejanos: as duas formações da vila da Chamusca, os Amadores e os do Aposento, respectivamente capitaneados por Nuno MarecosJoão Saraiva; e os Amadores do Cartaxo, cujo cabo é Bernardo Campino.

Para pegar o primeiro toiro da tarde, da ganadaria Varela Crujo Herdeiros, com 525 quilos, saltou à praça Nuno Marecos, o valoroso cabo dos Amadores da Chamusca, que brindou ao público.

Sofreu um derrote na primeira tentativa, mas ficou à segunda, bem ajudado pelos seus forcados, consumando com excelente técnica e o seu característico poderio. Volta aplaudida com o cavaleiro António Telles.

João Saraiva, cabo do Aposento da Chamusca, respondeu ao companheiro e pegou também ele o primeiro toiro destinado ao seu grupo, segundo da ordem, o exemplar de António Raul Brito Paes (540 quilos). 

Despejado com um derrote alto, teve mais sorte na segunda tentativa, contando com a pronta intervenção de todos os companheiros e com uma decisiva e brilhante actuação do primeiro ajuda. Saraiva brindou a sua pega ao Provedor da Santa Casa, José Lobo de Vasconcelos. Deu volta à arena com Pablo Hermoso de Mendoza.

Para pegar o terceiro toiro, um belíssimo exemplar da ganadaria Ascensão Vaz (515 quilos), foi para a cara o forcado Bernardo Sá, do Grupo do Cartaxo. Bem a citar, a aguentar e a recuar, fechou-se com decisão e consumou ao primeiro intento, sem dificuldades de maior, dando volta com Luis Rouxinol Júnior muito aplaudida pelo público.

O quarto toiro da ordem, da ganadaria Passanha, com 520 quilos, não foi pêra doce na primeira tentativa de Mário Duarte, forcado dos Amadores da Chamusca que é irmão do matador de toiros António João Ferreira e do bandarilheiro João Ferreira.

O forcado foi derrotado e um dos ajudas sofreu ainda violenta colhida junto às tábuas, felizmente sem consequências graves. Pegou bem à segunda tentativa, consumando uma emotiva pega. António Telles não quis dar volta à arena e Mário Duarte deu-a sózinho, sob calorosas ovações.

Vasco Coelho dos Reis, valoroso e experiente forcado do Aposento da Chamusca, sobrinho do antigo cabo "Pipas", fez a pega da tarde ao quinto toiro da corrida, da ganadaria Ribeiro Telles, com o peso de 505 quilos. Brindou a pega a Paula Borrego, da empresa que patrocinava esta corrida e que tem patrocinado muitas outras.

Muito bem diante do toiro, citou com galhardia, aguentou a investida templando e fechou-se com imensa raça, sofrendo um violento embate contra as tábuas e aguentando depois com braços de ferro a fuga do toiro ao grupo sem nunca desarmar. Público de pé, pega consumada com muita emoção ao primeiro intento e, depois, uma volta à arena com Pablo Hermoso e ainda chamada especial ao centro, sózinho, com o público a render-lhe calorosa ovação.

Vasco Campino, dos Amadores do Cartaxo, que também brindou a Paula Borrego, consumou a última pega da tarde ao toiro de Romão Tenório (545 quilos), à segunda tentativa, se bem que a primeira não tenha sido propriamente uma tentativa desfeita ou falhada, antes pelo contrário, o toiro limitou-se a passar-lhe ao lado. 

Na segunda intervenção, fechou-se bem e consumou a pega sem problemas, bem ajudado pelos companheiros. Foi, felizmente e apesar do trapio dos toiros, uma tarde sem incidentes e sem feridos entre os valentes forcados dos três grupos.

Fique agora com todas as fotos das seis pegas de ontem em Almeirim. Mais logo, não perca os melhores momentos dos três cavaleiros. E daqui a pouco veja aqui todas as fotos íntimas de João Moura Caetano e Bárbara Norton de Matos, discretos e sem dar muito nas vistas, ontem na bancada da Monumental de Almeirim.

Fotos M. Alvarenga


















Nuno Marecos, cabo dos Amadores da Chamusca: primeira pega
da tarde, ao segundo intento














Segundo toiro foi pegado por João Saraiva, cabo do Aposento
da Chamusca, também à segunda tentativa







Bernardo Sá, dos Amadores do Cartaxo, pegou o terceiro toiro
à primeira tentativa
























Mário Duarte, irmão do matador António João Ferreira, pegou
o segundo toiro dos Amadores da Chamusca, quarto da ordem,
à segunda tentativa

















Vasco Coelho dos Reis (Aposento da Chamusca): a grande
pega da tarde, ao quinto toiro












Última pega consumada por Vasco Campino (Cartago) à primeira