sexta-feira, 22 de março de 2024

42 anos depois... Joaquim Grave volta a fardar-se de forcado amanhã em Évora - e conta porquê

Fez história e foi história na história dos Forcados de Portugal. Joaquim Grave, ainda e sempre uma das grandes referências do Grupo de Santarém, volta amanhã a fardar-se para integrar a Selecção de Antigos Forcados, junto a outras recordadas glórias (muitas!), no festival taurino da Gala da Tauromaquia que a partir das 16h00 se vai realizar na Arena D'Évora. Na sua página da rede social Facebook, Joaquim Grave escreveu ontem o que lhe vai na alma na hora desta reaparição. E nós reafirmamos o que aqui sempre dissemos: para os ver a todos de novo fardados numa arena, vai valer mesmo muito ir amanhã a Évora!


"Se uma arreliadora, mas quase ultrapassada, falta de saúde não me impedir, fardar-me-ei de forcado no Festival a realizar em Évora, no próximo sábado 23 de Março de 2024.

"Quarenta e dois anos depois da última vez! 42 anos... diz-se depressa, não é?

 

"Diz-se depressa mas demora tempo, tempo suficiente para uma vida passar e construirmos o que somos com todas as vivencias acumuladas. O Outono da vida, como nas estações do ano, é o tempo mais belo. Olhamos para trás e vemos o que deixámos, o que vivemos com contornos mais nítidos, às vezes uma luz ténue foca com precisão de um farol os momentos e os sentimentos que agarramos e não mais nos largam. Compreendemos o que tantas vezes nos pareceu incompreensível. É tempo de balanço e de nos anicharmos e nos proteger do inverno que aí vem. Como diz o poeta, el otoño dura lo que tarde em llegar el invierno...


"Perguntar-me-ão porquê, uma vez que nunca mais me fardei em nenhuma ocasião. Nem sei porquê, ou talvez saiba... por tudo e por nada.


"Em primeiro lugar, talvez porque não fui capaz de dizer não ao homem que mo pediu e pelo qual tenho imenso respeito e admiração. O Francisco Mendonça Mira olha nos olhos quando me fala e gosto disso! Soube transmitir-me o espírito do Festival de uma forma simples porque verdadeira. E o homem tem obra feita, é dos que faz mais do que fala e isso hoje em dia é de aplaudir.


"O espírito do forcado amador!


"Esta pequena frase tem, no entanto, um mundo imenso que a suporta.

Fardo-me porque me apetece, fardo-me porque, de facto, fui e senti-me forcado amador durante os anos que vesti a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Santarém. Talvez me vejam sorrir no sábado, mas por dentro estarei num pranto de uma amálgama de sentimentos onde cabem ilusões, sonhos, alegrias, tristezas, certezas, dúvidas, raivas, choros e gargalhadas.


"Fardo-me também com alegria com tantos companheiros forcados amadores e pelos quais nutro uma admiração enorme, forcados extraordinários que me emocionaram grandemente enquanto pisaram as arenas deste país; atrevo-me a imaginar tudo o que sentiram estes magníficos forcados e é também para mim uma honra fardar-me entre eles.


"Só fazem falta os que estão. Os que deviam estar e já não estão connosco rezarão por nós e nós brindaremos por eles".


Joaquim Grave

21 de Março de 2024


Foto D.R.