domingo, 29 de março de 2009

Coruche: afinal havia peso! Faltou foi público...


Pouco público na "novilhada" (festival) matinal que acabou de se realizar na praça de Coruche e onde sem se registarem propriamente êxitos dos diestros intervenientes, se viram pormenores de bom toureio, sobretudo pela parte de José Luis Gonçalves, Nuno Velásquez e Gonçalo Montoya, mas também nas faenas dos espanhóis Ruiz Miguel e José Luis Galloso e do novilheiro Dias Gomes.
Os novilhos de Veiga Teixeira não deixaram grande história e registaram pesos acima dos 300 quilos, destoando apenas um que rondava, de facto e como o "Farpas" avançara ontem à noite, os 200 e poucos quilitos...
António Nunes, apoderado de Velásquez e que ontem à noite manifestou ao "Farpas" a sua indignação pela pequenez dos novilhos do festival, foi esta manhã "bombardeado" pelo organizador do festejo, João Lorena, que condenou a "fuga de informação". Ao que nos informaram, Nunes negou ter sido o autor da informação avançada pelo "Farpas" - sem comentários...
Nunes está em vias de formar um movimento de apoio e união da Festa Brava, por forma a combater a dinâmica dos anti-taurinos e evitar no futuro situações idênticas às que acabam de se registar em Braga, onde a corrida de Junho foi proibida.
Neste momento, em Coruche, onde a jornada de toureio a pé foi pouco concorrida pelo público, a expectativa é maior para o festival da tarde (com início às três e meia), onde participam quatro cavaleiros portugueses (Rui Salvador, Ana Batista, Brito Paes e Duarte Pinto) e dois rejoneadores espanhóis (Martín Burgos e José Luis Cañaveral) e uma selecção de forcados composta por cabos de vários grupos. Os novilhos da sessão da tarde, também da ganadaria Veiga Teixeira, têm pesos entre os 420 e os 460 quilos - informa a organização.

Foto D.R.