quarta-feira, 18 de março de 2009

Era uma vez um blogue...



Queridos Amigos,
Durante uma semana, diverti-me à brava a fazer este blogue, Conto isso mesmo no Editorial que escrevi no "Farpas" de amanhã. Não tinha que provar nada a ninguém. São mais de trinta anos de jornalismo e mais de dez dedicados ao jornalismo tauromáquico. Vocês conhecem-me, gostem ou não (e eu respeito) do meu estilo, herdado, não me canso de o repetir, de uma Grande Jornalista: Vera Lagoa (ao lado). A minha Querida Vera Lagoa, que verdadeiramente se chamava Maria Armanda (Falcão, por acaso, apelido de toureiro) e era assim que a chamava. Adorava-me e eu adorava-a. Sinto saudades.
Fui toda a vida um perfeccionista. Irritante, reconheço. Mas não há nada a fazer. Sou assim. O que faço, faço bem. E irrito-me até ao fim quando não consigo fazer. Até conseguir. 
A internet, blogosfera ou lá como se chama esta merda, era uma coisa que me irritava imenso. Mas, ao mesmo tempo, me atraía. Me chamava, se quiserem. Quis só provar a mim mesmo, e a mais ninguém, juro, que também era capaz. De fazer um site, que sem ser site, era blogue, blogger ou lá que palavrão lhe chamam. Quis provar a mim mesmo - e só a mim, repito - que era capaz de ser bom nisto. Reconheço, sem vaidade, que o fui. Que consegui. Durante uma semana, os aficionados andaram por aqui. Viciados.
Fiz um brilharete, dei uma lição de jornalismo (não sou vaidoso, nunca fui, mas sei reconhecer o que faço bem e o que faço mal). Interessei os taurinos. Liderei. Mas agora dou-lhes um desgosto. O blogue acaba aqui. Ou o continuava como o fiz, com notícias constantes de primeira mão, e isso marcou a diferença durante esta curta semana, ou não valia a pena. Para vir aqui diariamente pôr uma ou duas notícias, mais valia estar quieto.
Durante uma semana, tive dias arrasadores em que me deitei às 3 e 4 da manhã. Por causa disto. Levanto-me todos os dias às sete. Ou rebentava ou parava. Tive menos tempo para a Rita e para os miúdos (desculpem, mas entendam que eu queria passar com 20 valores nesta prova! Um beijo para os três!), tive menos tempo para andar de Vespa, menos tempo para mim.
Além disso, gosto imenso que me paguem para escrever. E aqui andei oito dias a escrever à borla... A minha vida é o "Farpas", mas o "Farpas" jornal - cuja primeira página de amanhã há-de estar perto das onze no site do Hugo Calado - o melhor de todos!
Este blogue termina aqui. Prometo não voltar.
Fiz o que queria, diverti-me, foi giro. Apeteceu-me um dia. Mas chega. A minha vida é outra. Vocês entendem, sei que entendem.
Obrigado a todos os que me apoiaram, por aqui passaram e me incentivaram.
Voltam a encontrar-me todas as quintas (amanhã lá estarei!) nas bancas!

Miguel Alvarenga