quarta-feira, 25 de março de 2009

"Toureio.com" confirma "Farpas": Branco sucede a Piteira na chefia do Grupo de S. Manços



O site "toureio.com" de Hugo Calado acaba de confirmar uma notícia avançada há oito dias em primeiríssima mão pelo "Farpas". Joaquim Miguel Matias Branco será a partir de Setembro o novo cabo do Grupo de Forcados Amadores de S. Manços, substituindo Rui Piteira, que o comanda há dez temporadas. "Quim Branco", forcado do grupo desde 2000 e que fez a sua estreia em 4 de Agosto desse mesmo ano na praça da Terrugem, é um jovem que reúne o consenso da maioria dos forcados do grupo e que teve o apoio dos antigos cabos (Francisco Pereira, Joaquim Azeda, Joaquim Carvalho e Piteira) em reunião havida há uma semana. 
Sobre a mesa, como o "Farpas" também noticiou "à frente" de todos, havia nos dias que antecederam essa reunião outros nomes apontados para suceder a Rui Piteira, nomeadamente o do veterano forcado Pedro Fonseca - que tinha o apoio do popular Zé André, pai do ainda cabo. Mas na hora da eleição, não houve divisão de opiniões e até a hipótese de Fonseca foi esquecida, elegendo-se por unanimidade o jovem Joaquim Miguel Branco.
Segundo escreve Calado, Branco reúne no seio dos Amadores de S. Manços "todas as condições de liderança e de garantias do futuro para o grupo".
Alvo de alguma contestação dentro do grupo, Rui Piteira não só terá contribuído - ainda que de forma indirecta, diz-se - para a exclusão do grupo da própria praça da sua terra, como ainda foi responsável pelo afastamento de importantes elementos que a ele pertenciam - e cuja "colocação na prateleira" criou um mau estar no seio da forcadagem alentejana. 
O caso mais gritante foi o de António Eduardo Jordão, o popular "Dadinho", não "convocado" por Piteira para as (poucas) corridas de final da temporada (na foto da direita), depois de ter sido "tomado de ponta" e suspeito de ser a "fonte de informação" do jornal "Farpas" sobre as "guerras da sucessão" dentro do agrupamento de S. Manços. Para isso contribuiu de forma decisiva a relação de Miguel Alvarenga com a irmã de "Dadinho", Rita Barreiros - que se mantém, graças a Deus, de pedra e cal. 
Revela Alvarenga: "não conheço pessoalmente Rui Piteira, cumprimentei-o uma ou duas vezes, sou amigo do senhor seu Pai há muitos anos, mas estúpido nunca fui, graças a Deus. O facto de existir um relacionamento de amizade com o António Eduardo, muito boa e que prezo imenso por o considerar uma pessoa fantástica, além do respeito e admiração que já por ele nutria como valente forcado, não implica, nem podia implicar, que fosse ele a fonte de informação do jornal. Raras vezes, raríssimas mesmo, falámos sobre o Grupo de S. Manços. O António, aliás, é uma pessoa altamente reservada. As fontes de informação do jornal são outras, Piteira enganou-se e cometeu uma tremenda e inaceitável injustiça ao colocar de parte um elemento valiosíssimo do grupo, o que prova a sua imaturidade e, em parte, justifica toda esta confusão que se vive actualmente e que o leva, não por que tenha decidido assim, mas mais porque as circunstâncias a isso o obrigam, a deixar a chefia do grupo".
Eduardo Jordão, como aqui noticiámos, foi ontem operado em Évora ao joelho (ruptura de ligamentos no joelho direito), em consequência de uma lesão sofrida em praça e já se encontra em casa a recuperar - sem que isso tenha sido alvo da desejada e necessária solidariedade do Grupo de Forcados de S. Manços - o que é lamentável. O veterano forcado de S. Manços deverá regressar ao grupo depois da entrada do novo cabo Joaquim Branco e em 2010 fará a sua despedida das arenas.
A passagem de testemunha dos cabos deverá ocorrer no final da temporada, em Setembro, muito provavelmente na praça de toiros de Moura.

Fotos "toureio.com" e Rita Barreiros