quarta-feira, 25 de março de 2009

Especial/Última Hora: Augusto Moura nega-se a festival de Coruche








O novilheiro João Augusto Moura não actuará no próximo domingo, dia 29, no festival matinal de Coruche - informou o próprio, justificando a sua decisão pelo facto de o organizador do mesmo, o bandarilheiro João Carlos Lorena (foto da direita), ter trocado ontem os novilhos anunciados por outros de outra ganadaria, sem ter avisado os intervenientes.
"Soube por acaso que a ganadaria tinha sido trocada e como o nosso acordo não é assim cumprido, não actuarei domingo em Coruche", disse o toureiro de Monforte ao "Farpas", revelando ainda que, segundo os próprios lhe terão comunicado, Francisco Ruiz Miguel e José Luis Galloso "também não vêm a Coruche, dada a alteração dos novilhos no cartel".
A empresa "Toirolindo", adjudicatária da praça de toiros de Coruche, mas não organizadora deste festival - de que parte da receita reverte a favor da associação "Encostatamim", que se dedica ao apoio a doentes oncológicos - já tinha ontem conhecimento desta situação. Fonte próxima da empresa disse ao "Farpas" que "se trata de uma decisão isolada do novilheiro João Augusto Moura, não partilhada pelos dois matadores espanhóis referidos, que deverão vir domingo a Coruche".
Augusto Moura comunicou ontem mesmo a João Carlos Lorena a sua intenção de não tourear no domingo. Além do novilheiro de Monforte (cujo substituto não foi ainda anunciado), estão no cartel do festival matinal do próximo domingo os matadores espanhóis Ruiz Miguel e José Luis Galloso, os portugueses José Luis Gonçalves e Nuno Velásquez e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Os novilhos inicialmente anunciados pertenciam à ganadaria de Manuel Veiga, mas foram substituídos por outros de Veiga Teixeira.

Pelo facto de a edição de amanhã do semanário "Farpas" - cuja 1ª página estará logo à noite no site "toureio.com", depois das 23 horas - já se encontrar neste momento a ponto de ser impressa, não existindo por isso a possibilidade de nela inserir esta notícia de última hora - por isso e só por isso - decidiu a direcção do jornal colocá-la neste momento aqui no "Farpas Blogue", apesar de este espaço e como se anunciou há exactamente oito dias, ter sido extinto - mas não desactivado.

Fotos João Dinis e M. Alvarenga