domingo, 31 de janeiro de 2010

Última Hora: Francisco Palha ganhou Certame de Atarfe


O cavaleiro Francisco Palha acaba de sagrar-se vencedor do IV Certame de Rejoneio realizado no Coliseu de Atarfe (Granada) depois de ter cortado duas orelhas no seu primeiro toiro e uma no segundo, com petição da outra, na grande final que há momentos terminou.
Palha disputou o ceptro com os espanhóis Juan Manuel Cordero e J. António Mancebo, numa tarde em que voltaram a brilhar os Forcados do Ramo Grande (Ilha Terceira) e também os do Redondo.
F. Palha obteve a maior pontuação, 46,50 pontos, classificando-se em segundo lugar Juan Manuel Cordero (volta e duas orelhas) com 42,50 e em terceiro J. António Mancebo (assobios no primeiro, que foi vivo aos currais e duas orelhas no segundo) com 33 pontos.
André Parreira e César Pires (ambos ao primeiro intento) e Manuel Pires (que concretizou a pega à segunda) foram os forcados de cara pelo grupo açoreano, enquanto que pelos Amadores do Redondo foram protagonistas João Laranjinha (à segunda), Nuno Fitas (à terceira) e Roberto M. (ao primeiro intento), segundo especifica o site "sol e sombra". Lidaram-se novilhos de Los Millares, sem a apresentação e a emoção desejadas, como aliás aconteceu nas três eliminatórias anteriores. No plano ganadeiro, este ciclo foi escandaloso.
Uma honraria para o toureio equestre nacional e para a carreira do promissor Francisco Palha.

Foto João Dinis/Arquivo