sábado, 18 de agosto de 2018

Festa de luto: morreu António José Martins


Morreu ontem no Hospital do Barreiro, com 73 anos de idade, o antigo bandarilheiro e director de corrida António José Martins.
Natural do Montijo, onde nasceu a 3 de Fevereiro de 1945, António José da Silva Martins apresentou-se pela primeira vez em público na praça da sua cidade em 1956. Prestou prova para bandarilheiro praticante no ano de 1966 em Almeirim, depois de ter ficado reprovado na primeira, no Montijo. A alternativa de bandarilheiro recebeu-a na Monumental do Montijo a 1 de Setembro de 1970, apadrinhado por Guilherme Pereira numa corrida em que se lidaram toiros da Herdade de Camarate e em que actuaram os cavaleiros Manuel Conde, Mestre Batista e José Lupi.
Apresentou-se em Espanha na praça de Jerez de la Frontera no ano de 1970 numa corrida de rejoneio em que saíu na quadrilha de Alfredo Conde.
Ao longo da sua digna carreira integrou as quadrilhas de diversos cavaleiros, entre os quais D. Francisco de Azarujinha, Fernando de Andrade Salgueiro, Gustavo Zenkl, Alfredo Conde, José Luis Sommer de Andrade, José Núncio, Afonso Correria Lopes, Joaquim Veríssimo, Jorge de Ourique, Carlos Miguel e José Prates.
Integrou também, nas suas vindas a Portugal, as quadrilhas de famosos matadores de toiros, como Paco Camino, "Litri" (pai), Ruiz Miguel, Dámaso González e outros, bem como as dos portugueses Armando Soares, José Júlio e José Simões.
Dirigiu o Clube Taurino "Os 10", do Montijo e esteve ligado à Associação de Toureio de Palmela.
Entre muitas outras distinções, em 1983 ganhou o troféu em disputa para o melhor par de bandarilhas na Feira de Campanário (Badajoz).
Depois de retirado das arenas, exerceu durante alguns anos as funções de director de corrida, cargo que desempenhou com grande rigor, paixão, aficion e dignidade.
António José Martins foi hoje cremado no cemitério da Quinta do Conde, depois de o corpo ter estado ontem em câmara ardente na capela do cemitério do Montijo.
A toda a Família enlutada, apresentamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Foto D.R.